A eficácia da Reabilitação em Disfagia

Pós AVC
Pós UTI
Reabilitação Intensiva

Cecília Rabelo, Fonoaudióloga da Clínica Florence – Unidade Salvador, explica os benefícios da Reabilitação para tratamento de Disfagia.

A disfagia é um distúrbio de deglutição, com sinais e sintomas específicos, que se caracteriza por alterações em qualquer etapa e/ou entre etapas da dinâmica da deglutição, podendo ser congênita ou adquirida, por vezes trazendo prejuízos importantes aos aspectos nutricionais de hidratação, estado pulmonar, prazer alimentar e social.

A disfagia pode afetar a saúde e o bem-estar de pessoas com doenças, a exemplo: parkinson, demências, câncer de cabeça e pescoço. É alta incidência de disfagia e pneumonia aspirativa em pacientes com AVC  com alto o risco de mortalidade.

A atuação da fonoaudiologia nesta área envolve a realização de avaliação clínica e instrumental da deglutição identificando o grau de comprometimento e os riscos associados à alimentação oral. Com base nos resultados da avaliação, são elaborados planos de tratamento individualizados visando a reabilitação da deglutição que podem incluir estratégias específicas, indicações de manobras, exercícios para as estruturas orofarinlaríngeas para o fortalecimento, mobilidade e tônus muscular, adaptações alimentares e orientações aos paciente e cuidadores.

A eficácia da Reabilitação em disfagia pode ser certificada quando o paciente alimenta-se eficientemente por via oral, ganha peso ou reduz a ocorrência de pneumonia aspirativa. O tratamento fonoaudiológico para a disfagia desempenha um papel fundamental na melhoria da segurança e da qualidade da alimentação oral em pacientes, contribuindo para a prevenção de complicações e melhora da qualidade de vida. Estes profissionais desenvolvem um plano terapêutico que indica um grupo de procedimentos capaz de causar efeitos benéficos na dinâmica da deglutição, refletindo-se de maneira satisfatória no quadro geral do indivíduo.

A Reabilitação em um Hospital de Transição possibilita que o paciente obtenha ganhos funcionais, além de realizar adaptações no cuidado e diminuir a complexidade do caso, permitindo um retorno ao domicílio de forma mais segura.

Na Clínica Florence, oferecemos uma experiência de cuidado que envolve o trabalho de profissionais das mais diversas especialidades compondo o Time Interdisciplinar. O nosso objetivo é auxiliar o paciente a recuperar o máximo possível as funcionalidades através de um plano terapêutico individualizado, atendendo suas legítimas necessidades e desejos.

Graduada em fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Residente multiprofissional em saúde do adulto com enfoque em doenças cardiovasculares pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pós-graduada em cuidados paliativos pelo instituto Paliar.

.