Apresentação

Nós nascemos para Cuidar

A Clínica Florence é o primeiro Hospital de Transição de Cuidados do Norte/Nordeste brasileiro, especializado no atendimento a pacientes em:

Com sua primeira unidade inaugurada em 2017, em Salvador (BA), representa um marco no tratamento humanizado, com instalações projetadas para criar uma atmosfera mais pessoal e acolhedora e um serviço que possibilita maior interação entre o paciente e seus familiares. Atende a pacientes, em sua maioria procedentes de hospitais gerais, com indicação de cuidados multidisciplinares complexos com intuito de reabilitação intensiva, redução da complexidade dos cuidados, capacitação de familiares e/ou controle de sintomas.

Trata-se de uma proposta de cuidado integral das legítimas necessidades de pacientes e seus familiares, em suas dimensões física, psicológica, espiritual e social, realizada por uma equipe interdisciplinar altamente qualificada. Por isso, entre um ambiente com cuidados especializados ou com carinho e atenção, não é preciso escolher: existe a Clínica Florence.

Você sabe o que é um Hospital de Transição?

Um hospital de transição promove uma assistência interdisciplinar especializada e está dedicado ao cuidado de pacientes, quase sempre procedentes de hospitais gerais, que possuem um diagnóstico definido e ainda requerem uma intensidade alta de cuidado.

É direcionado a pacientes que já não necessitam da internação em hospitais gerais, mas que se beneficiam de um período de internação para Reabilitação Intensiva e/ou redução da complexidade do cuidado, além de capacitação de cuidadores e familiares antes do retorno ao domicílio. Nestes casos, o hospital de transição funciona como uma “ponte” para o domicílio, permitindo uma transição sem rupturas.

Um segundo perfil de atendimento é o de pacientes em Cuidados Paliativos (perfil Hospice), com sintomas de difícil controle e perda importante de independência para atividades de vida diária. Para estas pessoas, o objetivo é um controle eficaz dos sintomas, acolhimento a pacientes e familiares, garantindo mais qualidade de vida aos dias.

Um hospital de transição não possui pronto-socorro e as internações são feitas de forma exclusivamente referenciada, através da indicação da área técnica da operadora de saúde, com a devida concordância do médico assistente e familiares. Atendemos por meio de convênios ou de forma particular.

Diferente de um hospital geral habitual, na Clínica Florence as interações entre pacientes e familiares são mais flexíveis e o plano de cuidados e retorno ao domicílio é construído junto com o paciente e sua família. Aqui é lugar de gente que nasceu para cuidar!

Imagem de destaque

Manifesto Florence

Conheça o vídeo que foi produzido especialmente para apresentar o nosso manifesto de marca: nossa manifestação pública de intenções, motivações e missão. Muito mais do que um vídeo que nos apresenta, neste Manifesto trazemos o nosso propósito e a razão pela qual existimos e mais: qual contribuição queremos deixar na vida das pessoas que passam por aqui.

Nós nascemos para cuidar. Esta é a nossa missão. Nossa razão de existir.

A gente acredita que o cuidar pode se revelar nas pequenas coisas: em um toque suave, na forma como trocamos os lençóis, como ajudamos uma pessoa a tomar seus medicamentos ou escutamos atentos a sua história.

E o nosso jeito de cuidar é único. É diferente. Porque a gente se entrega, entende?

Temos paixão por acolher, nos dedicamos e nos conectamos profundamente com os sentimentos de nossos pacientes, seus familiares e acompanhantes.

Acreditamos que é possível levar delicadeza e afeto, mesmo nos momentos mais difíceis, quando a vida nos desafia a descobrir o nosso poder de superação. Acreditamos que é possível consolidar laços de confiança e desenvolver um plano de cuidados em parceria, sob a orientação de uma equipe interdisciplinar.

Juntos, construímos uma experiência de cuidado que coopera com o alívio da dor e do sofrimento. Juntos, tomamos decisões que sempre estão pautadas no que faz mais sentido para cada paciente, valorizando suas crenças, sentimentos e preferências.

E somos capazes de fazer tudo isso, porque valorizamos o nosso Time de Cuidadores e temos por perto pessoas engajadas e alinhadas com nossos valores.

E estamos crescendo, sabia? Estamos sedimentando nossas práticas e construindo novos objetivos, focados em ser cada vez mais uma referência em excelência.

Somos a escolha por um ambiente com cuidados especializados e repleto de carinho, segurança e atenção. Somos um marco no tratamento humanizado e nos motiva saber que estamos levando mais vida aos dias de cada um que passa aqui.

Não somos apenas um lugar. Somos seres humanos, corações e mentes, que desejam ir ainda mais longe e levar o Jeito Florence de cuidar para cada vez mais pessoas.

Por que criar a Florence?

Em comum a experiência de trabalho em outros países e culturas, e o desejo dos sócios, com formações distintas, de aplicar o conhecimento adquirido em sua terra natal. Empreender em Salvador (BA) era um misto de crença e paixão, alimentado pelo sonho partilhado de trazer para o cenário baiano um modelo de vanguarda na saúde, já experimentado em outros países.

A opção pela Clínica Florence e seu modelo assistencial, entretanto, nasce primeiramente da experiência pessoal e individual de cada um dos sócios. Um pai, um avô, alguém muito amado e próximo que enfrentou os desafios do envelhecimento em uma cultura e sociedade pouco preparada para refletir sobre as adversidades e finitude da vida e amparar quem as vivencia.

Florence Nightingale

Por que a escolha pelo nome Florence?

O nome Florence é uma referência à famosa enfermeira Florence Nightingale. Nascida em 1820, em Florença – Itália, Florence criou a primeira escola de enfermagem do mundo, em Londres, em 1860 e lançou as bases da enfermagem profissional.

Entre os tantos êxitos atribuídos a Florence, os que mais nos inspiraram em sua história foram: sua capacidade de olhar o outro, entendendo suas reais necessidades; e sua ousadia em propor e lutar não apenas pela sistematização do processo do cuidado hospitalar, mas por sua humanização.

O nome Florence também remete a palavra “florescer” e à simbologia da árvore (presente em nossa marca), que ilustra as fases da vida, do nascer ao morrer, como partes igualmente importantes do seu ciclo.