Voltar

A Estomaterapia é aliada na Transição de Cuidados

Cuidados Paliativos
Pós AVC
Pós Fratura
Pós UTI
Reabilitação

Especialidade da enfermagem dedicada a cuidados especiais com lesões e estomias, a Estomaterapia faz parte do plano de cuidados na Clínica Florence.

Acolhimento médica da Clínica Florence
Cuidados com a pele, lesões e estomias da Estomaterapia fazem parte do Jeito Florence.

Pacientes com internações prolongadas ou com comprometimento na mobilidade podem necessitar de cuidados especiais com a pele, visto que, por passarem muito tempo restritos ao leito ou em uma mesma posição em cadeiras, desenvolvem lesões por pressão. Também podem lidar com aberturas artificiais, isto é, as chamadas estomias como a traqueostomia e colostomia, por exemplo, em quadros clínicos graves que requerem os procedimentos. Neste contexto, os enfermeiros estomaterapeutas, no uso do raciocínio clínico para a escolha da melhor conduta, atuam para o cuidado especializado.

O que é a Estomaterapia?

A estomaterapia é uma área da enfermagem com a finalidade de prevenir a perda da integridade da pele e os cuidados em estomias, feridas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências. Desse modo, é responsável por atender os pacientes em aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação. A especialidade é uma grande aliada na Transição de Cuidados e fundamental na atuação da Assistência da Clínica Florence, a fim de possibilitar mais conforto ao paciente.

A atuação da Estomaterapia

Para Flávia Ferreira, enfermeira e Gerente de Práticas Assistenciais da Clínica Florence – Unidade Salvador, é imprescindível um olhar diferenciado para o paciente que requer estes cuidados. “É necessário o cuidado com a pele, avaliando regularmente sua integridade, mantendo seca, limpa e hidratada, além de efetuar a mudança de posição do paciente no leito, com o propósito de prevenir novas lesões. Com as lesões já existentes, é importante otimizar o processo de cicatrização para minimizar, por consequência, a deterioração das feridas e proporcionar ao paciente alívio da dor e de outros sintomas desconfortáveis, buscando as melhores alternativas de tratamento em cada caso”.

Flavia, que é especialista em estomaterapia, comenta que o uso adequado do fármaco e de curativo, pois analisar a aplicação conforme a necessidade do paciente pode proporcionar benefícios na recuperação e cicatrização. A gerente pontua também a necessidade de capacitação dos familiares durante o internamento para o manejo das estomias com segurança após a alta, no ambiente domiciliar.

Estomaterapia na Clínica Florence

Nas Unidades Recife e Salvador da Clínica Florence, a equipe assistencial do hospital de transição conta com profissionais capacitados com a finalidade da assistência a pessoas com lesões de pele e estomias. É possível saber mais detalhes e tirar dúvidas sobre as especialidades da equipe no e-Book “Dez Perguntas mais Frequentes sobre a Clínica Florence” acesse: https://bit.ly/10PergClinicaFlorence