A importância da Higienização Hospitalar para a Segurança do Paciente

Reconhecimento
Valorização do Time

Em comemoração ao Dia da Higienização Hospitalar, entrevistamos Diego Fernandes, Agente de Higienização na Unidade Recife da Clínica Florence.

Diego Fernandes é agente de higienização hospitalar na Clínica Florence Unidade Recife
Acolhimento e segurança do Paciente fazem parte da rotina de Diego Fernandes, Agente de Higienização na Unidade Recife da Clínica Florence.

O ambiente de saúde, seja em um hospital geral, clínicas, laboratórios ou hospitais de transição, é um ecossistema que depende da dedicação das mais diversas especialidades. Na área assistencial, operacional ou administrativa, o grande objetivo é cuidar. Neste contexto, os profissionais de higienização hospitalar ganham destaque pela atuação que realiza esforços para cuidar de todos que convivem e trabalham na instituição: pacientes, familiares, visitantes, bem como os colaboradores da unidade de saúde.

No hospital de transição de cuidados, o profissional de higienização hospitalar desempenha um papel fundamental, realizando atividades cruciais na prevenção de infecções e executando procedimentos que possibilitam que as instalações sejam seguras para todos. Sua importância está intrinsecamente ligada à saúde pública, uma vez que a higiene inadequada em espaços hospitalares pode levar a surtos de doenças infecciosas, além de complicações clínicas indesejadas.

Esses profissionais são treinados para o manejo adequado de produtos químicos específicos, equipamentos e técnicas de limpeza assertivas, a fim de possibilitar que superfícies, espaços e leitos estejam livres de agentes patogênicos.

Além disso, na Clínica Florence, os profissionais de higienização hospitalar colaboram com o bem-estar dos pacientes durante o internamento em Reabilitação Intensiva e Cuidados Paliativos, uma vez que um ambiente limpo e organizado contribui com a saúde integral e uma experiência positiva de cuidado na transição de cuidados.

Em comemoração ao Dia da Higienização Hospitalar, celebrado no dia 25 de novembro, entrevistamos Diego Fernandes, Agente de Higienização na Clínica Florence – Unidade Recife. Confira a entrevista abaixo.

1 – Qual o papel do profissional de Higienização Hospitalar?

A higienização é a base de tudo para a segurança do paciente, do familiar e de todo o Time Florence, na prevenção a infecções. Seguimos os procedimentos e usamos equipamentos de proteção individual (EPIs) para realizar a higienização, desinfecção e esterilização, além de atuar no descarte correto dos resíduos comuns e infectantes.

Nosso trabalho é muito importante, pois contribui para evitar os riscos de transmissão de vírus ou bactérias entre pacientes, familiares, Cuidadores do Time Florence e a nós mesmos.

2 – Como é o trabalho de Higienização Hospitalar na Clínica Florence?

É gratificante trabalhar na Clínica Florence. Diferente de outras experiências em que estive, aqui pude perceber que, além da higienização hospitalar, também cuidamos da pessoa internada e sua família, pois proporcionamos acolhimento e bem-estar. Todo mundo gosta e se sente bem ao estar em ambientes limpos. O tratamento fica mais agradável e todos se sentem mais seguros.

Aqui pude perceber o valor de um sorriso, de um bom dia e de como nossa presença, nosso trabalho, que às vezes não é percebido, faz a diferença para o paciente.

3 – Como é, para você, trabalhar em uma empresa reconhecida com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar?

Tenho muito orgulho de trabalhar na Clínica Florence. Percebo que todos tem a mesma motivação e valores, o Cuidado Centrado na Pessoa. Na hotelaria e na higienização hospitalar, somos uma equipe unida, conduzida com uma liderança que respeita, valoriza a todos e busca a excelência nos serviços. Aqui pude me desafiar a aprender mais, realizei treinamentos para aperfeiçoar o atendimento, uma oportunidade que agradeço bastante.