Um Hospital de Transição de Cuidados é uma instituição de saúde indicada para pacientes com diagnóstico definido que requerem assistência médica e interdisciplinar com uma intensidade alta de cuidado, principalmente pós-alta hospitalar em hospitais gerais.
Entre o perfil de pacientes que podem se beneficiar da transição de cuidados realizada em Hospital de Transição (como a Clínica Florence), há pacientes com condições crônicas ou permanentes, com baixa possibilidade de retorno de funcionalidade e que tiveram um novo evento agudo que levou ao aumento da complexidade do cuidado e/ou necessidade de construção de um plano de cuidados personalizado pós-alta hospitalar.
Para estes pacientes, a expectativa de resultados com a reabilitação funcional é baixa, por limitações funcionais prévias ou pela própria gravidade do insulto agudo recente, porém existe um aumento da demanda e da complexidade do cuidado.
Para eles, há uma modalidade de reabilitação, a Adequação de Cuidados.
Sendo assim, os pacientes em situações com funcionalidade prévia reduzida, como pós-AVC, acometidos por lesões ou fraturas, pós-traqueostomia ou com alteração em uma função cognitiva são indicados para esta abordagem.
Durante a internação em Clínica ou Hospital de Transição além do foco na redução da complexidade do cuidado pós-alta hospitalar (retirada de traqueostomia, cuidados a lesões cutâneas, desmame de oxigênio, retirada de sonda enteral, desfralde, ganho de tônus muscular, sustentação de tronco etc.), há grande foco na capacitação da família e cuidadores, preparando-os para oferecer a melhor assistência ao paciente em seu retorno para o lar.
A Adequação de Cuidados é importante para o paciente, em especial pós-alta hospitalar, por diversas razões, entre elas:
Melhoria da saúde
No Hospital de Transição de Cuidados, a Reabilitação Adequação de Cuidados é fundamental para garantir que os pacientes recebam os cuidados necessários para sua condição médica. Isso pode resultar em menos complicações médicas e menor risco de readmissão pós-alta hospitalar.
Prevenção de readmissões hospitalares
As readmissões hospitalares podem ser preocupantes para o médico assistente, o paciente e sua família. Para evitar que este evento ocorra com frequência, as ações, terapias e metas individuais no plano em Reabilitação Adequação de Cuidados podem ajudar a reduzir o risco de novas internações hospitalares.
Melhora da qualidade de vida
A Reabilitação com Adequação de Cuidados pós-alta hospitalar pode colaborar significativamente com a melhora na qualidade de vida do paciente, priorizando as necessidades médicas e pessoais e buscando atendê-las de maneira eficaz, com conforto e segurança, possibilitando mais autonomia durante o tratamento.
Capacitação familiar
Na Clínica Florence, a capacitação familiar é um dos diferenciais de cuidado. Realizada pela equipe assistencial, a capacitação facilita o aprendizado de banhos, cuidados com a pele, manejo com estomias, transferências para cama ou cadeira, entre outros. Com as orientações, é possível realizar a continuidade dos cuidados na pós-alta hospitalar de forma segura, proporcionando confiança ao paciente e ao cuidador no retorno ao domicílio.
A Clínica Florence possui uma equipe interdisciplinar, com médicos e profissionais de saúde de diversas áreas, que trabalham em conjunto para conduzir os planos de cuidados personalizados em reabilitação para cada paciente, conforme necessidades e de maneira efetiva, reduzindo complexidades ou adequando cuidados.