Voltar

Carnaval incentiva engajamento de pacientes em reabilitação

Pós UTI
Reabilitação
Reabilitação Intensiva

Frevo é inserido em sessões de fisioterapia de hospital de transição para gerar maior engajamento dos pacientes durante o tratamento de reabilitação.

Clima de total descontração tem invadido as sessões de fisioterapia na Clínica Florence. Time de Reabilitação inseriu o ritmo e musicalidade do frevo nos atendimentos.
Clima de total descontração tem invadido as sessões de fisioterapia na Clínica Florence. Time de Reabilitação inseriu o ritmo e musicalidade do frevo nos atendimentos.

Um clima de total descontração tem invadido as sessões de fisioterapia na Clínica Florence. Isso porque o Time de Reabilitação do hospital de transição inseriu o ritmo e musicalidade do frevo nos atendimentos.  Ao som de músicas de carnaval, os pacientes se mostram ainda mais motivados para realizar os exercícios e alguns deles conseguiram arriscar até passinhos de frevo.

A paciente Jéssica Alves é uma delas. A jovem foi mais uma vítima da Covid 19 que, apesar de ter uma vida saudável, foi acometida pela forma grave da doença. Após diversas complicações, ela perdeu funcionalidades básicas da vida diária, como a capacidade de andar e falar, sendo indicada para reabilitação intensiva em regime de internação.  

“Hoje, consigo executar passos de tesoura sem me cansar”, conta animada. “A equipe de Reabilitação da Clínica Florence está sempre trazendo coisas que possam nos motivar, deixando os exercícios mais prazerosos. Como está próximo ao Carnaval, fizemos alguns exercícios ao som do frevo e fui estimulada a dançar”, comentou Jéssica.

“Para facilitar o processo de reabilitação, costumamos fazer com que as atividades sejam prazerosas, incluindo temáticas que tenham ligação com o paciente ou até mesmo com épocas do ano. Foi assim com Jéssica. Com a proximidade do Carnaval, adicionamos os exercícios de fisioterapia ao ritmo do frevo e nossa paciente mostrou o quanto está recuperada”, ressaltou Francimar Ferrari, coordenador de reabilitação da Unidade Recife da Clínica Florence.

Mas não é apenas a reabilitação que está em clima de Carnaval no hospital. Como é possível aos pacientes que personalizem seus quartos, alguns leitos estão enfeitados e sonorizados com marchinhas carnavalescas, proporcionando um ambiente leve e descontraído para os amantes do Carnaval.

“Tornar o dia a dia de pacientes em reabilitação ou cuidados paliativos mais humanizado e acolhedor é uma constante na Clínica Florence. Sempre priorizamos criar uma atmosfera mais pessoal e possibilitar maior interação com os familiares”, explica Luana Ruiz, gerente de Práticas Assistenciais Unidade Recife.

Tags: Carnaval, Frevo, Hospital de Transição, Transição de Cuidados, Reabilitação, Reabilitação Intensiva, Reabilitação Pós Covid, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, equipe interdisciplinar.