Clínica Florence marca presença em Congressos de Cuidados Paliativos e Medicina Intensiva
Profissionais da Clínica Florence estiveram em Fortaleza e em São Paulo entre os dias 13 e 16 de outubro para participar das discussões, adquirir conhecimento e trocar experiências com autoridades nacionais e internacionais em Cuidados Paliativos e Medicina Intensiva. Entre eles, o Dr. João Ramos, diretor médico das unidades de Salvador e Recife, cuja reconhecida expertise no setor reforça a importância do evento. Sua presença no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em São Paulo, agregou valor às discussões, destacando seu papel como uma autoridade na área. Dr. João participou da conferência sobre qualidade de vida pós-alta da UTI, de um bate-papo sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como instrumentos de humanização, além de um painel sobre transição de cuidados na prevenção de síndrome pós-UTI, contribuindo de forma significativa para os debates e troca de conhecimento.
O estudante de medicina e estagiário de Pesquisa da Clínica, Alef Santiago, também marcou presença em São Paulo, onde apresentou um trabalho sobre a importância dos cuidados paliativos no processo de reabilitação para pacientes em cuidados pós-agudos, evidenciando o compromisso da Clínica com a pesquisa e a formação de novos profissionais.
Em Fortaleza, a gerente de Práticas Assistenciais da Clínica Florence, Flávia Ferreira, contribuiu em uma mesa redonda sobre abordagens inovadoras em Cuidados Paliativos, trazendo uma visão prática sobre a preparação da alta hospitalar. “Apesar de ser um tema pouco conhecido pelo público em geral, para nós que trabalhamos com cuidados paliativos, discutir inovações e tendências traz insumos e perspectivas fundamentais para aplicarmos na realidade de cada paciente e na clínica como um todo”, explicou Flávia, reforçando a importância de práticas assistenciais que priorizem a transição segura e humanizada dos pacientes.
Já Wagner Reis, médico da Unidade Recife, teve um pôster exposto no evento, abordando as interfaces na experiência do paciente e familiar. O Time de Nutrição da Unidade Salvador, representado por Abigail Carvalho, Juliana Dias e Luciana Rodrigues, também teve um artigo exposto sobre o perfil nutricional de pacientes em Cuidados Paliativos, contribuindo com uma perspectiva essencial para o bem-estar desses indivíduos.
A participação em eventos como esse é fundamental para reafirmarmos o compromisso da Clínica Florence com a excelência e a inovação em Cuidados Paliativos e Medicina Intensiva. “Para nós, participar do diálogo sobre nossa área de atuação é de suma importância, pois nos mostra onde podemos nos desenvolver e no que estamos encabeçando iniciativas em nosso país”, destaca Dr. João Ramos, diretor médico das unidades de Salvador e Recife.
Dr. João possui uma formação robusta, graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além de professor adjunto de medicina na UFBA, ele é membro da diretoria executiva da Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia, integra o Comitê de Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos e o Comitê de Cuidados Pós-UTI da AMIB. Sua vasta experiência em assistência, ensino e pesquisa nas áreas de Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Cuidados Paliativos, Clínica Médica, Gestão em Saúde e Bioética o coloca como uma das principais autoridades nacionais no setor, reforçando o papel da Clínica Florence no desenvolvimento de práticas assistenciais de ponta no Brasil.

.