Voltar

Clínica Florence lança Linha de Cuidado: Reabilitação Pós Fratura de Quadril em Idosos

Pós Fratura
Reabilitação
Recife
Salvador

Linha de cuidado estruturada para a Reabilitação Pós Fratura de Quadril permite entregar um cuidado mais seguro e efetivo a pacientes e familiares.

A Clínica Florence elegeu a Reabilitação Pós Fratura de quadril como uma de suas linhas de cuidado prioritárias.

A fratura de quadril caminha para se tornar uma severa questão de saúde pública global à medida que a população envelhece e fica mais frágil. Pesquisadores da Universidade de Hong Kong analisaram dados de pacientes de 19 países, com 50 anos ou mais, que haviam sofrido fratura entre 2005 e 2008. Com base nas informações disponíveis, a projeção é de que, em 2050, esse número dobre, com uma proporção maior de homens sendo afetados pelo problema. (Fonte G1: set/2022)

As fraturas de quadril são ocorrências muito comuns e sérias em pacientes idosos. Podem impactar significativamente na trajetória de vida dessas pessoas e estão associadas a grande dependência funcional, complicações clínicas e elevada mortalidade. Por isso, a Clínica Florence elegeu a reabilitação após fratura de quadril como uma de suas Linhas de Cuidado prioritárias.

“Pesquisas sugerem que a Reabilitação Intensiva acelera e melhora a recuperação funcional de pacientes que sofreram fratura de quadril. Além disso, fratura de quadril é uma das 13 condições clínicas previstas para admissão em hospital de transição nos Estados Unidos”, explica Dr. João Gabriel Ramos, Diretor Médico da Clínica Florence.

Time Interdisciplinar especializado é responsável por desenvolver um plano de cuidados personalizado para a Reabilitação Pós Fratura de Quadril.

Com um Time Interdisciplinar especializado composto por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas, a Clínica Florence é responsável por desenvolver um plano de cuidados personalizado, realizar avaliações objetivas funcionais e clínicas, além de capacitar a família e cuidadores para o retorno ao domicílio sem rupturas.

Reabilitação Pós fratura de Quadril em Idosos

No Recife, Dr. Daniel Gomes (CRM 15238 -PE) coordena a Linha de Cuidado “Reabilitação após Fratura de Quadril em Idosos”. Geriatra e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dr. Daniel é preceptor das residências em Geriatria e Clínica Médica do Hospital das Clínicas da UFPE e membro da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Fratura de Quadril em Idoso é um evento que tem um potencial enorme de impactar na trajetória vida destas pessoas. O idoso que sofre fratura de quadril tem grande chance de perder sua independência, evoluir com complicações clínicas e, além disso, está associada a uma elevada mortalidade. Estima-se que ao término de 1 ano, 40% dos pacientes podem vir a morrer. Cerca de 50% dos pacientes que sofrem fratura de quadril, não voltam a ser independentes, com perda funcional definitiva”, pontua Dr. Daniel, que também é Editor do Portal Envelhecer com Saúde.

Referências: American Academy of Orthopedic Surgeons | National Institute for Health and Care Excellence | Ann Int med 1998 | Am J Public Health 1997.

Dr. Daniel Gomes coordena a Linha de Cuidado “Reabilitação Pós Fratura de Quadril em Idosos”.