Voltar

Reabilitação Pós AVC: Clínica Florence lança Linha de Cuidado

Pós AVC
Reabilitação
Recife
Salvador

Maior causa de morte no Brasil, o Acidente Vascular Cerebral é foco de Linha de Cuidados para recuperação de funcionalidades, independência e proporcionar qualidade de vida ao paciente.

Detalhe Sessão Terapia Ocupacional na Clínica Florence
A Clínica Florence elegeu a Reabilitação Pós AVC como uma de suas linhas de cuidado prioritárias.

Segundo pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de mortes no mundo. No Brasil, este fator é elevado a primeira maior causa de mortalidade, de acordo com números da Rede Brasil AVC.

Conforme estudos da Organização Mundial de AVC, em média 70 mil pessoas morrem por ano após o evento agudo no Brasil. Ainda conforme a OMS, o AVC é a principal causa de incapacidade em adultos. Do total de pessoas acometidas, 2/3 necessitam de reabilitação em decorrência das limitações de funcionalidade e das dependências causadas pelo evento agudo. 

O Acidente Vascular Cerebral é um diagnóstico clássico para Reabilitação em Hospitais de Transição e unidades de Transição de Cuidados. É apontado como uma das treze condições clínicas previstas pela instituição norte-americana Centers for Medicare & Medicaid Services (CMS) para admissão em Inpatient Rehabilitation Facilities, unidades de saúde específicas para reabilitação internado.

O AVC requer agilidade. A atuação com brevidade é determinante no tratamento agudo dentro do hospital e tem impacto significativo na Reabilitação Pós AVC, já que quanto mais precoce for o início da reabilitação, maior a chance de reduzir as sequelas e dependência do paciente, além de melhorar sua qualidade de vida. 

Pesquisas comprovam ainda que a Reabilitação em pacientes acometidos por AVC moderado a grave, realizadas em internação hospitalar, tem impacto positivo no prognóstico funcional. Para isso, é fundamental que a Reabilitação Pós AVC seja precoce, intensiva e interdisciplinar.

Com base em dados e pesquisas científicas relevantes e, no intuito de criar um programa adequado a este perfil de pacientes, a Clínica Florence elegeu a Reabilitação Pós AVC como uma de suas linhas prioritárias de cuidado nas Unidades Recife e Salvador.

Time Interdisciplinar especializado é responsável por desenvolver um plano de cuidados personalizado para o paciente após Acidente Vascular Cerebral.

“A Linha de Cuidado é baseada em dados e pesquisas científicas que evidenciam a alta prevalência e o impacto socio funcional no paciente. Uma pessoa acometida por AVC, normalmente uma doença hiperaguda, tem uma mudança drástica em sua vida. Era uma pessoa com vida produtiva, trabalhava. Dependendo da gravidade, o paciente pode se ver restrito ao leito, com grande incapacidade funcional, restrições cognitivas, dificuldades de linguagem, de comunicação e até de alimentação, com disfagia”, explica Dra. Renata Azevedo (CRM 13111 – PE), neurologista, especialista em medicina intensiva e responsável médica pela Linha de Cuidados Reabilitação Pós AVC da Clínica Florence – Unidade Recife.

PRECOCE

Segundo o Copenhagen Stroke Study, 95% dos ganhos de recuperação de um paciente ocorrem nos primeiros três meses (90 dias) Pós AVC. É durante este espaço de tempo que se identifica maior atuação da neuroplasticidade do cérebro para recuperação após o evento agudo e possibilita maior chance de sucesso com os estímulos terapêuticos.

Com base neste estudo, recomenda-se que pacientes que perderam a independência para alguma atividade básica de vida diária, como comer ou tomar banho, iniciem a reabilitação intensiva entre quatro e sete dias após o AVC.

Dra. Renata Azevedo esclarece que a gestão do tempo para início das terapias é fundamental para a recuperação do paciente: “essa janela de ouro de 90 dias é fundamental na Reabilitação Pós AVC. A plasticidade cerebral depende do estímulo precoce. Quanto mais se demora a iniciar as terapias, menor a possibilidade cérebro para assumir, em áreas não afetadas pelo AVC, as funções perdidas, e com isso menor a possibilidade de recuperação de funcionalidade. A ação da Linha de Cuidados Reabilitação Pós AVC é pensada em aproveitar essa janela de ouro para o cérebro reaprender ou desenvolver novos caminhos para realizar as funções que já fazia, buscando o retorno do paciente à sociedade e qualidade de vida”, pontua a neurologista.

Dra. Renata Azevedo é a médica responsável pela Linha de Cuidado “Reabilitação Pós AVC” na Unidade Recife.

INTENSIVA

Quando ocorre um AVC, uma área cerebral é atingida e possivelmente as funções relativas aquela área serão afetadas. Neste sentido, a neuroplasticidade vem como a janela de oportunidade em que a área não afetada supra as necessidades da atingida.

Por isto, após um Acidente Vascular Cerebral moderado ou grave, ou leve com necessidade de mais de duas terapias ou acompanhamento médico constante, o paciente se beneficia com a realização de abordagens intensivas de Reabilitação Pós AVC.

Estes programas de cuidados são indicados especialmente quando o paciente apresenta déficits importantes ou necessita de acompanhamento médico e interdisciplinar constante, ou de uma terapia de alta intensidade (até 15 por semana de terapia), sendo recomendado a reabilitação internado em Hospitais de Transição.

“As intervenções ao longo das primeiras semanas evitam danos adicionais e aumentam as chances de recuperar funcionalidades. Em contrapartida, caso não haja estímulo na quantidade e intensidade correta, as sequelas podem se agravar significativamente”, comenta Dr. Jamary Oliveira, neurologista, pós doutor em neurologia vascular pela Universidade de Havard e responsável médico pela Linha de Cuidados Reabilitação Pós AVC da Clínica Florence – Unidade Salvador, que também ressalta a importância da capacitação da família para continuar os cuidados necessários ao paciente no retorno ao domicílio.

INTERDISCIPLINAR

A OMS orienta que, além de precoce e intensiva, outro ponto é decisivo ao paciente em Reabilitação Pós AVC: a atuação de profissionais de saúde de diversas especialidades. A abordagem interdisciplinar pode colaborar no retorno das limitações causadas pela perda da funcionalidade, conciliando os estímulos físicos e neuro cognitivos, atuando também na adequação de cuidados, para estimular o retorno do paciente às atividades básicas de vida diária.

Segundo a American Heart Association e a American Stroke Association, pacientes que tiveram AVC com maior impacto em funcionalidade devem ter acesso cuidados de reabilitação interdisciplinar, organizados e coordenados, preferencialmente em unidades de reabilitação internado. Essa recomendação é baseada nos maiores níveis de evidência (1A).

Os pacientes indicados para a Linha Reabilitação Pós AVC contam com um plano de cuidados, com data de previsão de alta junto com o paciente e sua família, compartilhando as decisões, valorizando crenças, sentimentos e preferências individuais.

Neste plano de cuidados, a equipe interdisciplinar da Clínica Florence avalia os níveis de dependência e funcionalidade do paciente, com base em escalas e metas, possibilitando estratégias terapêuticas através de uma rotina ocupacional intensiva, buscando o retorno às funções ou adequação de cuidados que proporcionem redução de complexidades Pós AVC.

Como parte dos cuidados da Linha Reabilitação Pós AVC, a Clínica Florence oferece aos pacientes a assistência com médicos especialistas em Clínica Médica, Geriatria, Fisiatria, Medicina Intensiva e Cuidados Paliativos, além de profissionais de saúde interdisciplinar, incluindo terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas. São asseguradas estrutura com assistência médica 24 horas, sete dias por semana, além de equipe capacitada em Suporte Avançado de Vida e Comunicação Difícil em Saúde. “Benefícios que garantem oportunidade de melhoria para cada paciente dentro de sua individualidade”, destaca Dr. Jamary.

Dr. Jamary Oliveira é o médico responsável pela Linha de Cuidado “Reabilitação Pós AVC” na Unidade Salvador.