Voltar

Encontro de geriatras no Florence Convida na Unidade Recife

Cuidados Paliativos
Reabilitação
Recife

Especialistas se reúnem para edição do Florence Convida com palestra de Dr. Carlos Henrique Tavares.

Geriatria em pauta no Florence Convida: especialistas se reuniram na Unidade Recife da Clínica Florence para mais uma edição do Florence Convida. O evento, realizado em 17 de agosto, reuniu especialistas para o diálogo de temáticas de saúde e teve como tema central “A importância da Reabilitação intensiva e do Hospice Care na Geriatria”.

O encontro contou com médicos da comunidade de saúde pernambucana e teve como expositor Dr. Carlos Henrique Tavares, que ministrou uma apresentação sobre o assunto. Geriatra, o palestrante convidado é preceptor de geriatria do Hospital Getúlio Vargas e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, atua como coordenador do serviço de Geriatria do Hospital Santa Joana e da Clínica Médica do Hospital Jayme da Fonte, além de atual diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em Pernambuco (SBGG-PE).

Dr. João Gabriel Ramos, gerente médico da Clínica Florence, deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos convidados, apresentando Dr. Carlos Henrique Tavares. O palestrante expôs o conjunto de ações que visam garantir coordenação e continuidade dos cuidados de saúde na transição de cuidados, trazendo artigos científicos com dados sobre os benefícios para o paciente e família e informações da organização The Care Transitions Program. Em sua abordagem, esclareceu a importância da reabilitação intensiva como tendo um papel fundamental na assistência do idoso, preparando o paciente para gerenciar incapacidades, melhorar as habilidades, reduzir demandas e adequar cuidados.

Hospice Care

Baseado em dados de artigo publicado pela British Geriatric Society, Dr. Carlos Henrique destacou benefícios do modelo Hospice, entre eles, a melhora na qualidade de vida, melhora da “agressividade” do tratamento no final da vida e redução acentuada do risco de transtorno de estresse pós-traumático, a redução do transtorno de luto prolongado entre familiares, o cuidado interdisciplinar abrangente e a redução de despesas diretas para custos médicos relacionados.

 “Vejo como uma oportunidade ímpar discutir um tema importantíssimo, que é a transição de cuidados. As instalações da Clínica Florence são totalmente adequadas para o paciente com necessidade de reabilitação. Nós, como geriatras assistentes, nos sentimos seguros e tranquilos aos sabermos que podemos contar com esta estrutura para nossos pacientes”, disse o palestrante.

Dra. Michelle Fontenelle, geriatra participante do Florence Convida, elogiou a realização do evento e comentou: “a Florence era esperada já há algum tempo pela necessidade de integração completa dentro da rede de saúde. Veio dar segurança e tranquilidade na continuidade do cuidado integral centrado no paciente, família e equipe, tão necessárias para garantir, com excelência, o respeito e dignidade à vida. Seja permitindo uma recuperação de funcionalidade após um evento agudo, ou com controle impecável dos sintomas inerentes as doenças ameaçadoras a continuidade à vida, com uma presteza de garantir uma boa qualidade de morte. É um trabalho essencial aos nossos pacientes e familiares”, opinou a convidada.

Finalizando a edição do evento, Dra. Lívia Interaminense, coordenadora médica da Clínica Florence – Unidade Recife, apresentou números relevantes sobre a desospitalização para unidades de transição, estudos de caso de pacientes geriátricos em cuidados paliativos e em reabilitação intensiva, além de esclarecer dúvidas sobre como internar na Clínica Florence.