Geriatria em pauta no Florence Convida: especialistas se reuniram na Unidade Recife da Clínica Florence para mais uma edição do Florence Convida. O evento, realizado em 17 de agosto, reuniu especialistas para o diálogo de temáticas de saúde e teve como tema central “A importância da Reabilitação intensiva e do Hospice Care na Geriatria”.
O encontro contou com médicos da comunidade de saúde pernambucana e teve como expositor Dr. Carlos Henrique Tavares, que ministrou uma apresentação sobre o assunto. Geriatra, o palestrante convidado é preceptor de geriatria do Hospital Getúlio Vargas e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, atua como coordenador do serviço de Geriatria do Hospital Santa Joana e da Clínica Médica do Hospital Jayme da Fonte, além de atual diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em Pernambuco (SBGG-PE).
Dr. João Gabriel Ramos, gerente médico da Clínica Florence, deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos convidados, apresentando Dr. Carlos Henrique Tavares. O palestrante expôs o conjunto de ações que visam garantir coordenação e continuidade dos cuidados de saúde na transição de cuidados, trazendo artigos científicos com dados sobre os benefícios para o paciente e família e informações da organização The Care Transitions Program. Em sua abordagem, esclareceu a importância da reabilitação intensiva como tendo um papel fundamental na assistência do idoso, preparando o paciente para gerenciar incapacidades, melhorar as habilidades, reduzir demandas e adequar cuidados.
Hospice Care
Baseado em dados de artigo publicado pela British Geriatric Society, Dr. Carlos Henrique destacou benefícios do modelo Hospice, entre eles, a melhora na qualidade de vida, melhora da “agressividade” do tratamento no final da vida e redução acentuada do risco de transtorno de estresse pós-traumático, a redução do transtorno de luto prolongado entre familiares, o cuidado interdisciplinar abrangente e a redução de despesas diretas para custos médicos relacionados.
“Vejo como uma oportunidade ímpar discutir um tema importantíssimo, que é a transição de cuidados. As instalações da Clínica Florence são totalmente adequadas para o paciente com necessidade de reabilitação. Nós, como geriatras assistentes, nos sentimos seguros e tranquilos aos sabermos que podemos contar com esta estrutura para nossos pacientes”, disse o palestrante.
Dra. Michelle Fontenelle, geriatra participante do Florence Convida, elogiou a realização do evento e comentou: “a Florence era esperada já há algum tempo pela necessidade de integração completa dentro da rede de saúde. Veio dar segurança e tranquilidade na continuidade do cuidado integral centrado no paciente, família e equipe, tão necessárias para garantir, com excelência, o respeito e dignidade à vida. Seja permitindo uma recuperação de funcionalidade após um evento agudo, ou com controle impecável dos sintomas inerentes as doenças ameaçadoras a continuidade à vida, com uma presteza de garantir uma boa qualidade de morte. É um trabalho essencial aos nossos pacientes e familiares”, opinou a convidada.
Finalizando a edição do evento, Dra. Lívia Interaminense, coordenadora médica da Clínica Florence – Unidade Recife, apresentou números relevantes sobre a desospitalização para unidades de transição, estudos de caso de pacientes geriátricos em cuidados paliativos e em reabilitação intensiva, além de esclarecer dúvidas sobre como internar na Clínica Florence.