Voltar

Clínica Florence realiza encontro Café e Prosa com Dra. Itana Viana

Cuidados Paliativos
Reabilitação
Salvador

Evento, promovido pelo Serviço Social da Unidade Salvador, discute os dilemas e desafios da desospitalização de pacientes com autonomia limitada.

O Café e Prosa foi conduzido pela advogada especialista em direito à saúde, Dra. Itana Viana, na Unidade Salvador.

Dra. Itana Viana, advogada especializada em direito à saúde e gestão de políticas públicas, participou do Café e Prosa na Clínica Florence. O evento direcionado aos assistentes sociais, foi realizado na Unidade Salvador, no dia 24 de janeiro, e reuniu cerca de 50 pessoas para discutir os dilemas e desafios da desospitalização de pacientes com autonomia limitada.

A convite de Socorro Albuquerque, Coordenadora de Serviço Social da Unidade Salvador, a palestrante destacou a importância do conhecimento jurídico para a excelência dos serviços de saúde promovendo um bate-papo esclarecedor. “Quando temos plena consciência dos direitos e deveres que envolvem os hospitais, gestores ou operadoras (convênios) e cidadãos, podemos melhorar a qualidade da assistência e das relações”, afirma a advogada, que também é mestre em saúde coletiva e promotora de justiça aposentada.

Durante a palestra, a advogada discutiu os dilemas e desafios da desospitalização de pacientes com autonomia limitada.

Ela compartilhou estudos e narrou sua experiência como promotora de justiça no Ministério Público do Estado da Bahia. A advogada defende que a saúde é um direito e não um privilégio, portanto, o cuidado baseado na dignidade humana, respeito, acolhimento e ética entre profissionais e pacientes deve acontecer desde a admissão até o pós-alta, na desospitalização.

Ainda de acordo com Dra. Itana, após a avaliação minuciosa da dimensão clínica, social e psicológica do paciente e seus familiares, a desospitalização pode representar uma decisão assertiva promovendo qualidade de vida. O que implica a discussão do caso, otimização dos recursos, adaptação do domicílio e preparação dos cuidadores para garantir um retorno seguro.

“O Café e Prosa agregou valor ao nosso trabalho e trouxe informações relevantes que nos orientam a ter uma postura mais humana e responsável diante dos embates da desospitalização. Parabéns pela proposta”, elogiou a assistente social Alana Correia, uma das convidadas participantes.

Socorro agradeceu a todos os participantes, em especial, a palestrante. “Dra. Itana sempre provoca reflexões sobre o cotidiano e nos desperta para novas oportunidades. Foi uma grande honra recebê-la na Florence”, afirma a coordenadora.

O evento reuniu assistentes sociais em um espaço de trocas e reflexões sobre o tema.