Uma pessoa pode ser internada em um hospital de transição de cuidados por uma variedade de razões, todas relacionadas à necessidade da continuidade de cuidados, com foco em reabilitação ou cuidados paliativos. Conhecido também como clínica de transição de cuidados, esse tipo de instituição é projetado para oferecer cuidados especializados a pacientes que estão se recuperando de doenças graves, lesões significativas, procedimentos cirúrgicos complexos ou em fase de finitude da vida.
Quando é admitido em uma clínica de transição de cuidados, o paciente indicado para cuidados de reabilitação nesta instituição recebe uma atenção especializada e personalizada. Durante esse período, uma equipe interdisciplinar de saúde avalia e acompanha a internação desse paciente, além de oferecer o programa de cuidados necessário para a sua recuperação.
“A transição de cuidados é essencial para qualificar o processo de desospitalização e proporcionar uma alta segura aos pacientes”, afirma a Revista Texto & Contexto de Enfermagem.
A clínica de transição de cuidados facilita a coordenação de um programa de abordagem multiprofissional conduzido por médicos, enfermeiros, terapeutas, assistentes sociais, entre outros especialistas, que atuam unidos para proporcionar um plano de cuidados personalizado com foco na saúde integral e reabilitação do paciente.
Dessa forma, as reinternações podem ser evitadas, com suporte da clínica de transição de cuidados, através das seguintes etapas:
Recuperação pós-operatória: após cirurgias complexas (como as realizadas pós fratura de quadril, por exemplo), muitas vezes é necessário um período de reabilitação antes que o paciente possa realizar normalmente atividades básicas da vida diária. A clínica de transição de cuidados oferece serviços especializados para auxiliar na recuperação física, como fisioterapia, terapia ocupacional, entre outras. Com este apoio, a pessoa pode ir para casa com mais autonomia e independência para realizar as atividades do dia a dia.
Capacitação familiar: a clínica de transição de cuidados possui um papel essencial na capacitação familiar, fornecendo suporte e orientação aos familiares ou cuidadores do paciente durante o processo de recuperação. O objetivo é ajudar a família a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para cuidar do paciente de forma eficaz pós alta hospitalar.
Adaptação do domicílio: através do apoio familiar ou de entes queridos, a clínica de transição pode contribuir com a orientação da adaptação do domicílio por meio de uma avaliação da residência e das necessidades do paciente, recomendando modificações estruturais e/ou uso de equipamentos de apoio, como barras e corrimões. Essas medidas visam criar um ambiente seguro, acessível e adaptado ao quadro clínico da pessoa após a alta hospitalar.
Sendo assim, na Clínica Florence, um time interdisciplinar de saúde pode orientar o paciente e sua família sobre os cuidados necessários, capacitar a família, recomendar adaptações no domicílio, para que, no retorno à residência, o paciente possa seguir adequadamente e com segurança as recomendações.
Por estas razões, a clínica de transição de cuidados é um componente eficaz na prevenção de reinternações hospitalares. Com a atenção, suporte emocional e social, e a coordenação de cuidados oferecidos em uma clínica de transição de cuidados (como a Clínica Florence, por exemplo), os pacientes podem ter uma recuperação mais eficiente, evitando reinternações hospitalares.
Com unidades em Recife e Salvador, a Clínica Florence é uma clínica de transição de cuidados (conhecida também como hospital de transição) que oferece reabilitação e cuidados paliativos. Esta instituição atende a pacientes, em sua maioria procedentes de hospitais gerais, com indicação de cuidados interdisciplinares complexos com intuito de reabilitação intensiva, redução da complexidade dos cuidados, capacitação de familiares e/ou controle de sintomas.
Ou seja, a Clínica Florence oferece aos pacientes internados uma ampla gama de cuidados e terapias que incluem fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, assistência social, enfermagem e outros. Um dos seus propósitos é possibilitar ao paciente a atenção e cuidado assertivo em todas as fases do internamento.
Entre os objetivos de uma clínica de transição está auxiliar os pacientes em sua jornada de reabilitação ou cuidados paliativos, facilitando a transição de cuidados do hospital para a casa ou reduzindo a complexidade do seu tratamento.
Com o apoio de um time interdisciplinar de saúde altamente capacitado e uma infraestrutura moderna e completa, a Clínica Florence trabalha para possibilitar que seus pacientes possam receber o melhor atendimento.