Um hospital de cuidados paliativos é uma instituição especializada em cuidar da saúde integral de pacientes portadores de doenças que ameaçam a continuidade da vida. Seu objetivo principal é proporcionar conforto e qualidade de vida para esses pacientes.
O funcionamento de um hospital de cuidados paliativos tem como principal filosofia a qualidade de vida e o acolhimento, priorizando o cuidado centrado no paciente, em finitude da vida, e na família, que vivencia o sofrimento e o luto. Essa instituição de saúde possibilita diferenciais de cuidado e conta com flexibilidade na realização de visitas, permitindo mais proximidade da família junto ao paciente.
Segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), presente no Manual de Cuidados Paliativos do Sistema Único de Saúde (SUS), o cuidado paliativo é a abordagem que visa a promoção da qualidade de vida de pacientes e seus familiares, através da avaliação precoce e controle de sintomas físicos, sociais, emocionais, espirituais desagradáveis, no contexto de doenças que ameaçam a continuidade da vida. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional durante o período do diagnóstico, adoecimento, finitude e luto.
A equipe de um hospital de cuidados paliativos (como a Clínica Florence, por exemplo) é composta por profissionais interdisciplinares, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros, que trabalham juntos para oferecer cuidados personalizados e individuais a cada paciente.
Os pacientes são admitidos em um hospital de cuidados paliativos após indicação e encaminhamento médico ou por outras instituições de saúde. Eles são avaliados por uma equipe de profissionais que analisam suas necessidades clínicas, emocionais e sociais e, a partir daí, elaboram um plano de cuidados especializado.
O foco deste serviço de saúde é ajudar o paciente a viver com dignidade e qualidade até o último dia de vida. Além disso, a equipe de cuidados paliativos trabalha em estreita colaboração com a família do paciente, oferecendo apoio para o enfrentamento ao luto e acolhimento.
Ou seja, a Clínica Florence, que é um hospital de transição que atende a pacientes com o perfil de cuidados paliativos – Modelo Hospice, é um local que fornece cuidados de qualidade para pacientes em fase avançada de fim de vida, com uma abordagem centrada no alívio da dor, controle de sintomas e no conforto do paciente.
A dor e outros sintomas no Hospital de Cuidados Paliativos
O hospital de cuidados paliativos lida com a dor e outros sintomas dos pacientes por meio de uma abordagem que envolve um time interdisciplinar de saúde.
Para controlar a dor, a equipe utiliza uma variedade de medicamentos, que são administrados conforme quadro clínico do paciente, para ajudar a minimizar a dor, bem como o incômodo e desconforto de forma eficaz.
Na Clínica Florence, além dos medicamentos de amplo espectro, outras técnicas são utilizadas, como a terapia ocupacional, sessões de fisioterapia e intervenções com o médico fisiatra, entre outras sessões. Essas atividades podem proporcionar melhora da qualidade de vida do paciente e minimizam os efeitos colaterais dos medicamentos.
Os profissionais de saúde também prestam atenção à saúde integral do paciente, lidando com os aspectos psicológicos e emocionais, como ansiedade, depressão e medo. A psicologia apoia nestas situações, além de oferecer suporte emocional para o paciente e sua família.
A comunicação aberta e honesta entre o paciente, a família e a equipe de saúde é fundamental no hospital de cuidados paliativos. Na Clínica Florence, o paciente está no centro do cuidado, sendo ouvido, suas necessidades e decisões respeitadas, assim como a equipe assistencial está disponível a ajustar o tratamento paliativo conforme necessário para garantir o conforto e bem-estar do paciente.
Um dos valores da Clínica Florence é a compaixão. Isso significa que todos os profissionais que fazem parte da instituição priorizam acolher pessoas e se conectar profundamente com seus sentimentos. Juntos, equipe Florence, pacientes e famílias, constroem uma experiência de cuidado que coopera para mitigar a dor e sofrimento.
Ao oferecer diferenciais como visitas especiais (de crianças e até de animais de estimação), interações em áreas comuns como jardim, sessões musicais, refeições conjuntas e comemoração de datas especiais, a Clínica Florence consegue construir um ambiente mais flexível, levando mais vida aos dias de seus pacientes.