Voltar

Fala do especialista: a importância da abordagem paliativa

Cuidados Paliativos
Recife

Médica geriatra, Dra. Mirella Rabello acredita que uma boa abordagem paliativa deve ser conduzida por uma equipe interdisciplinar.

A abordagem paliativa promove qualidade de vida aos pacientes diagnosticados com doenças graves sem perspectiva de cura e tem como objetivo controlar os sintomas em todas as suas dimensões (física, psicológica, espiritual e social). Além da assistência, os pacientes e seus familiares são acolhidos construindo uma verdadeira experiência de cuidado.

Médica geriatra e paliativista pela Associação Médica Brasileira (AMB), mestra em Cuidados Paliativos, Dra. Mirella Rabello destaca a importância da interdisciplinaridade em saúde para uma boa abordagem paliativa: “a abordagem paliativa deve ser ofertada por uma equipe interdisciplinar, acompanhando o paciente por todo o processo de adoecimento, desde o diagnóstico até o fim do tratamento. Neste sentido, a vinda da Clínica Florence para o Recife foi uma grande alegria, pois traz este cuidado que visa o bem-estar do paciente e da família, sendo um cuidado essencial”, afirma.

Você sabia? 🤔

O Hospice Care é um modelo de atenção e cuidado focado em oferecer qualidade de vida a pacientes que estão passando por uma doença ameaçadora da continuidade da vida. Dedica cuidados paliativos no momento que apresentam sintomas de difícil controle e perda de funcionalidade, considerando as diversas dimensões do sofrimento humano. Este modelo pode ser entregue em casa, em hospitais ou em unidades de transição, como a Clínica Florence.