Voltar

Artigo da Florence é publicado na revista internacional JAMDA

Reabilitação
Reconhecimento

A prestigiada revista científica da AMDA – The Society for Post-Acute and Long-Term Care Medicine – acaba de publicar um artigo assinado por nosso gerente médico, o intensivista Dr. João Gabriel Ramos, com colaboração de membros do Time Florence: a estagiária em medicina Larrie Laporte, a fisioterapeuta e coordenadora de reabilitação Flaviane Ribeiro e o médico cardiologista, idealizador e Diretor Executivo, Dr. Lucas Andrade.

O artigo aborda dados preliminares do acompanhamento de pacientes recebidos para reabilitação pós-Covid na Clínica Florence. Intitulado “Resultados funcionais de pacientes com COVID-19 grave após uma hospitalização de cuidados pós-agudos”, o artigo está disponível para leitura e download gratuitamente.

“Avaliamos os primeiros 100 pacientes atendidos pós-Covid e fizemos um acompanhamento da evolução de 50 dias após a alta da Florence”, explica Dr. João. Neste recorte, 91% dos pacientes haviam sido internados em UTI e 79% submetidos a ventilação mecânica invasiva, sendo que 41% estavam em uso de traqueostomia. Os pacientes foram admitidos na Florence com alta dependência em 88% dos casos. Na alta da Florence, esta dependência já cai para 26%. Esse número ainda reduz para 12% quando acompanhado o período após a alta.

Apesar desta melhora clínica pós-Covid, a carga da doença ainda se manifesta no longo prazo, com 15% de readmissão hospitalar, 88% com pelo menos um sintoma novo persistente e 56% com redução da qualidade de vida percebida.

“Trata-se de um estudo sem grupo controle, o que impossibilita a avaliação de eficácia, mas os dados sugerem melhores desfechos do que estudos com populações similares. Independente disso, fica claro que a prevenção continua sendo a melhor estratégia”, conclui Dr. João.

Vale a pena conferir o artigo na íntegra! Para isso, é só acessar o link: https://bit.ly/2ZEW8Nv