Higienização das mãos reduz os riscos de infecções

Excelência

Doenças respiratórias, diarreicas e conjuntivites são algumas das patologias que podem ser evitadas com este simples ato.

Higienizar as mãos reduz, significativamente, a transmissão de microrganismos e diminui a incidência de infecções preveníveis.

Durante a pandemia da Covid 19 foram realizados inúmeros estudos para descobrir como evitar a proliferação da doença, que causou a morte de quase 15 milhões de pessoas em todo o mundo. E um dos levantamentos mais alarmantes realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) fala sobre a Higienização das Mãos.

De acordo com a pesquisa realizada pela entidade, 95% da população mundial não tem o hábito de lavar as mãos com constância. O que acaba resultando na morte de milhares de pessoas por infecções. A OMS estima que 25% dos óbitos causados por doenças infecciosas poderiam ser evitados com a higienização correta das mãos.

Mas a importância da lavagem adequada e constante das mãos não é novidade. Florence Nightingale, pioneira da enfermagem, já levantava essa bandeira no século XIX. Em 1860, a enfermeira escreveu o livro “Notas sobre a Enfermagem”, que traz um trecho que diz: “toda enfermeira deve ter o cuidado de lavar suas mãos muito frequentemente ao longo do dia”. A medida era enxergada por Florence como solução eficaz para prevenir a propagação de infeções. Seu pioneirismo na enfermagem, inclusive, inspira o nome da Clínica Florence.

A lista de patologias que podem ser evitadas com a higienização das mãos é extensa. Doenças infectocontagiosas, respiratórias e de pele, dentre elas Rotavírus, Mononucleose, Diarreia, Gripe, Conjuntivite, Sarna e Hepatite A poderiam ter o contágio reduzido com a lavagem das mãos e o uso de álcool 70%.

Erica Lima, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Clínica Florence, Unidade Salvador, explica que o ato de higienizar as mãos corretamente impede o risco de transmissões cruzadas de microrganismos.

“As mãos funcionam como veículos carregados de patógenos, transmitindo o microrganismo de uma mão para outra, contaminando as superfícies, objetos, mucosas. Eles se propagam por toda a parte, em busca de um hospedeiro”, ressaltou.

A enfermeira também destacou que “higienizar as mãos reduz, significativamente, a transmissão de microrganismos e diminui a incidência de infecções preveníveis, ampliando a segurança de pacientes, profissionais de saúde e da população em geral”.

As mãos devem ser higienizadas com frequência, mas principalmente antes de comer, durante o preparo dos alimentos, após o uso do banheiro, antes da realização de curativos e sempre que tiver contato com pessoas doentes. E os principais mecanismos para manter as mãos limpas é a lavá-las com água e sabão e também fazer o uso do álcool 70%. Vale salientar que o álcool reduz o número de micro-organismos nas mãos, mas não remove sujeiras visíveis.

Para celebrar o Dia Mundial da Higienização das Mãos (05 De Maio), o Time Florence preparou um vídeo com o passo a passo para a higienização correta e segura das mãos.

Os principais mecanismos para manter as mãos limpas é a lavá-las com água e sabão e também fazer o uso do álcool 70%.

Tags: Dia Mundial da Higienização das Mãos, Higiene das Mãos, Saúde, Cultura De Segurança, Segurança Hospitalar