Voltar

Minha história mais que especial na Florence | Morgana Costa

Recife
Reconhecimento
Valorização do Time

Em depoimento, a Coordenadora de Enfermagem da Unidade Recife relata os momentos marcantes vividos na operação na capital pernambucana.

Dedicação e atenção ao paciente, com alegria e determinação para proporcionar o melhor cuidado. O “Minha História mais que Especial na Florence” desta edição conta com a participação desta enfermeira, que atua como Coordenadora de Enfermagem na Clínica Florence, uma das primeiras Cuidadoras a integrar o Time da Unidade Recife: Morgana Costa.

Com 23 anos de experiência em unidades de saúde, hospitais gerais, passando pela assistência e gestão, com forte atuação em hospitais de campanha durante a pandemia, Morgana revelou que a escolha pela profissão foi cedo, aos 16 anos. “Na vida pessoal, tive o exemplo e inspiração de diversas pessoas próximas que plantaram em mim a semente do Cuidar. Na vida profissional, tive lideranças que tomei como modelo de olhar diferenciado e que reforçaram minha vontade de cuidar das pessoas, pacientes, familiares e, claro, da equipe”, explicou.

Para a enfermeira, que vivenciou diversos casos no exercício da profissão, um momento marcante foi um diálogo com a esposa de um paciente que esteve internado para cuidados paliativos. “Conversei com ela, de forma reservada, olhando nos olhos, explicando a situação e disse, com muito carinho, que ele ouvia o sofrimento dela. Aquela conversa mudou o entendimento da esposa sobre a vida e sua finitude”, narrou a coordenadora, que reforçou a importância do acolhimento e compaixão à família.

A coordenadora relembrou, com emoção, os primeiros meses da operação da Clínica Florence na capital pernambucana e contou sua história mais que especial na Florence: “nosso segundo paciente esteve internado mais de 120 dias em UTI, estava bastante frágil, sem contato com a natureza ou a vida externa por um longo tempo. Ele foi o primeiro a descer para o nosso jardim no leito, foi muito emocionante para ele, sua companheira e para o Time Florence. Foi marcante, pois reforçou tudo aquilo que acreditamos e de como podemos proporcionar mais vida ao paciente”, falou Morgana.

Morgana, sua alegria, sua criatividade e atenção aos mínimos detalhes fazem parte do Jeito Florence de Cuidar! Seu olhar e escuta compassiva, seu compromisso com o paciente e família, além da união com o Time Assistencial, fazem a diferença. Desejamos a você muito sucesso e muitas outras conquistas em sua trajetória!