O Net Promoter Score (NPS) é uma ferramenta de avaliação da experiência utilizada em diversos serviços e países do mundo.
Por ser simples, direta e facilmente replicável, o NPS permite a avaliação e comparação de diferentes instituições da área de saúde, ou mesmo entre instituições de indústrias diferentes. Seu resultado varia de menos -100 a +100, sendo que se considera zona de excelência um NPS acima de 75.
A Clínica Florence anunciou o índice de satisfação dos pacientes e familiares com a experiência de internação, que atinge uma nota 88 na avaliação NPS (média em hospitais particulares brasileiros: 59 – Fonte ANAHP 2016).
Esta nota considera todo o histórico de internação, desde a inauguração da Unidade Salvador, a quase seis anos, incluindo também as avalições de pacientes e familiares da Unidade Recife (em funcionamento há pouco mais de um ano).
Destaca-se a alta taxa de respondentes, atingindo 92% de mais de 2.000 internações. “Isto confere maior confiabilidade nesta avaliação e significa que quase a totalidade dos pacientes e familiares atendidos na Florence são escutados de maneira estruturada através desta ferramenta”, destaca Dr. João Gabriel Ramos, Diretor Médico da Clínica Florence.
Apenas em 2022, mais de 200 sugestões oriundas do preenchimento da avaliação NPS por pacientes e seus familiares, foram analisadas, com feedbacks qualificados para pacientes e suas famílias.
“Temos muito orgulho deste resultado e enorme gratidão ao Time Florence, responsável diário pela excelência do cuidado e atendimento, e a cada paciente e/ou familiar que respondeu à pesquisa, contribuindo com opiniões e proposições de melhorias”, reforça Dr. João.
Sobre o NPS
O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia para avaliar a satisfação de clientes que foi desenvolvida para fazer uma avaliação sobre o grau de fidelidade dos clientes para qualquer tipo de empresa.
Surgiu no ano de 2003 depois da publicação de Fred Reichheld, que é o Consultor da Bain & Company, na Harvard Business Review (uma revista de publicações da Universidade Harvard, nos EUA).
O método Net Promoter Score envolve a aplicação de um questionário onde o cliente precisa responder a pergunta: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nosso serviço para um amigo/familiar?
Por meio da nota dada pelos consumidores, é feita a classificação dos consumidores em três diferentes níveis:
Promotores: que dão nota 9 ou 10, mostrando que eles têm altas chances de recomendar sua empresa.
Neutros: que dão nota 7 ou 8, mostrando que eles têm uma relação regular com a empresa, e que há pontos a serem melhorados.
Detratores: que dão nota de 0 a 6, mostrando que os clientes não estão contentes com sua empresa, o que pode levá-los a fazer uma recomendação negativa.
Fonte: Blog Conexão Saúde (https://www.conexasaude.com.br/blog/nps/)