Voltar

Pós alta hospitalar: como se recuperar de uma cirurgia?

Pós UTI
Reabilitação
Recife
Salvador

A importância do acompanhamento médico e de profissionais de saúde especializados após um procedimento cirúrgico.

Um ambiente acolhedor e profissionais dedicados fazem toda a diferença na jornada de reabilitação pós alta hospitalar.

A reabilitação pós alta hospitalar é um processo de recuperação que envolve um time interdisciplinar de profissionais da saúde. O propósito principal é a recuperação da saúde, da sua capacidade funcional, física e emocional pós cirurgia. O processo de reabilitação pode ser realizado em casa, em uma clínica ou em um hospital de transição de cuidados, dependendo das necessidades do paciente.

As terapias mais comuns utilizadas na reabilitação pós alta hospitalar são a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outras. A fisioterapia tem como objetivo a recuperação da força, equilíbrio e mobilidade do paciente, enquanto a terapia ocupacional se concentra em exercitar o paciente para atividades cotidianas, como vestir-se, cozinhar e limpar a casa. Já a fonoaudiologia atua especificamente nas dificuldades da fala, deglutição e comunicação do paciente.

“Os pacientes muitas vezes saem do hospital ou de uma terapia intensiva com uma série de sequelas, que podem ser físicas ou psicossociais. Por isso, é de fundamental importância, nesse período pós alta hospitalar, uma equipe capacitada que possa dar continuidade a esse cuidado interdisciplinar especializado”, comenta a Dra. Renata Beltrão, médica intensivista.

Neste programa de reabilitação pós alta hospitalar, estão inclusas: alimentação saudável, uso de medicamentos de amplo espectro e acompanhamento médico contínuo. A duração da reabilitação pós alta hospitalar pode variar de paciente para paciente, dependendo da condição de saúde prévia, da idade e das necessidades individuais. No entanto, com o acompanhamento interdisciplinar adequado, muitos pacientes podem recuperar a sua qualidade de vida e/ou retomar as suas atividades diárias normais, dependendo do grau de complexidade de cada evento.

O início desta reabilitação pós alta hospitalar geralmente começa com uma avaliação médica completa da condição física e cognitiva do paciente. Com base nessa avaliação, é possível a indicação para a reabilitação em Hospital de Transição, como a Clínica Florence. Conduzido pela equipe interdisciplinar, um plano personalizado é elaborado, com cronogramas, metas e objetivos bem definidos, composto por sessões de terapias e atividades que contribuem para a recuperação após uma cirurgia.

Plano de cuidados Pós Alta Hospitalar

A proposta do plano de cuidados do hospital de transição de cuidados, pós alta hospitalar, é fornecer um cuidado especializado e abrangente para o paciente durante o período de transição da alta hospitalar para o ambiente domiciliar.

A reabilitação em um hospital de transição, como a Clínica Florence, prioriza o atendimento de perfil de pacientes Pós UTI, pós cirurgias de grande porte, Pós Sepse, Pós Fratura de Quadril ou Fratura de Fêmur e Pós AVC.

A abordagem de cuidados é elaborada com base nas prioridades individuais do paciente e visa promover o retorno da funcionalidade em algum grau, além de capacitar a família, realizar avaliações de adaptação necessárias na residência, promover qualidade de vida, o alívio da dor e a segurança do paciente, minimizando o risco de re-hospitalização.

O plano de cuidados possui uma variedade de intervenções, como terapia ocupacional, cuidados de cicatrização e curativos da Estomaterapia, gestão de medicamentos, nutrição, acolhimento e escuta ativa com profissionais de psicologia para a saúde mental do paciente e família e outros serviços de saúde.

Além disso, o plano de cuidados pós alta hospitalar envolve a coordenação de cuidados entre vários profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, terapeutas e assistentes sociais, para garantir que o paciente receba um atendimento integrado, coordenado e de qualidade.

Quando um plano de cuidados personalizado, como o executado pela equipe de saúde da Clínica Florence, é oferecido a um paciente, ele estará contando com um tratamento adequado para sua situação e que leva em conta suas particularidades, preferências e valores, o que pode contribuir para uma reabilitação mais rápida e efetiva.

Com metas e objetivos bem definidos, baseado em escalas de medição, o plano de cuidados colabora de forma que o paciente se sinta mais seguro e confiante durante a reabilitação, pois ele está recebendo um cuidado que leva em conta suas necessidades individuais. O foco é recuperar a independência e autonomia para atividades básicas da vida diária, como tomar banho, comer ou escovar os dentes. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse relacionados ao processo de reabilitação, gerar mais engajamento no tratamento e melhorar a qualidade de vida do paciente.