Voltar

Qual é o papel da equipe de saúde na internação paliativa?

Cuidados Paliativos
Recife
Salvador

Time de profissionais da saúde coordena cuidados interdisciplinares para o conforto do paciente e acolhimento da família.

Paciente no jardim da Clínica Florence Recife
Uma equipe interdisciplinar trabalha em conjunto para oferecer o melhor cuidado possível na etapa de finitude da vida.

A internação paliativa é uma forma de cuidado para pacientes que sofrem de doenças que ameaçam a continuidade da vida.

Esta abordagem busca melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento do paciente. Os cuidados paliativos baseiam-se no respeito pela dignidade e autonomia do paciente e na compaixão pelos sofrimentos dele(a) e de sua família.

Em uma clínica de cuidados paliativos ou Hospital de Transição (Modelo Hospice), profissionais da saúde de diversos setores fornecem cuidados integrais à saúde do paciente, nas dimensões física, psicológica, espiritual e social do paciente.

Este modelo de internação inclui o controle da dor e dos sintomas, assim como suporte emocional e espiritual. A internação paliativa pode acontecer em um hospital de Transição de Cuidados (Modelo Hospice), ou uma clínica de cuidados paliativos, dependendo da recomendação médica.

Durante a internação paliativa, a equipe de saúde trabalha em conjunto com a família do paciente para proporcionar um ambiente de cuidado, segurança e conforto, respeitando sempre a dignidade e as preferências do paciente.

O papel da equipe de saúde

Uma clínica de cuidados paliativos precisa de uma equipe interdisciplinar, composta por várias especialidades da saúde, porque os cuidados paliativos não se limitam apenas ao tratamento médico. Durante a internação paliativa, os profissionais envolvem o cuidado ao paciente em diversas áreas.

Na Clínica Florence, o modelo assistencial tem um papel fundamental na internação paliativa. A equipe interdisciplinar é composta por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros, que trabalham juntos para oferecer um cuidado nas dimensões e esferas da saúde física, psicológica, espiritual e social do paciente.

Segundo o relato do familiar de uma paciente da Clínica Florence, em reportagem na Band Cidade: “Na Florence, ela [a paciente] viveu esta etapa da vida da forma mais tranquila e leve possível. Ela foi muito bem tratada por uma equipe bem carinhosa. Respeitaram muito suas vontades e preferências”.

Além do cuidado, o papel da equipe de saúde da Clínica Florence na internação paliativa envolve diversos aspectos, como:

● Coordenar os cuidados interdisciplinares, que podem incluir tratamentos médicos, terapias e intervenções para controle de sintomas;
● Gerenciar a dor e outros sintomas, como falta de ar, náuseas e fadiga;
● Oferecer suporte emocional, espiritual e social para o paciente e sua família, incluindo acompanhamento espiritual e escuta ativa dos psicólogos da equipe interdisciplinar;
● Profissionais capacitados em comunicação difícil em saúde, para abordagem e comunicação de forma aberta, efetiva e empática com a família e o paciente sobre o prognóstico e o tratamento, garantindo que todos os envolvidos entendam a situação e possam participar ativamente das decisões;
● Respeitar a dignidade do paciente, garantindo que suas necessidades, preferências e desejos sejam atendidos de forma respeitosa, individualizada e personalizada.

Ao trabalhar em equipe na internação paliativa, esses profissionais podem compartilhar informações e coordenar os cuidados, garantindo que o paciente receba o tratamento ideal.

Além disso, a equipe interdisciplinar de saúde pode ajudar a garantir que todos os aspectos dos cuidados paliativos sejam abordados, desde o tratamento médico até as terapias e outros suportes, resultando em um atendimento mais completo e eficaz ao paciente.

Dessa forma, a equipe de saúde na internação paliativa pode oferecer um cuidado integral e de qualidade para o paciente, garantindo que ele possa viver, até o último dia, com dignidade, conforto e respeito, priorizando valores, crenças e preferências do paciente e família.

Na Clínica Florence, os pacientes com indicação para internamento em Cuidados Paliativos de fim de vida (modelo Hospice) contam com diferenciais de cuidado do Hospital de Transição como visitas especiais (incluindo crianças e, até, animais de estimação), possibilidade de celebração de datas comemorativas e sessões musicais semanais.