Voltar

Qual o impacto dos cuidados Pós Alta para o paciente?

Cuidados Paliativos
Reabilitação
Recife
Salvador

Entenda a importância da Transição de Cuidados após a alta hospitalar.

A sala de reabilitação da Clínica Florence é estruturada para favorecer e estimular a realização das diversas atividades terapêuticas.

O cuidado Pós Alta hospitalar tem uma importante participação na reabilitação do paciente. Entre as etapas desta jornada, após a alta do hospital, muitas vezes as pessoas enfrentam um período de transição delicado, onde é essencial garantir que todos os aspectos da sua saúde estejam sendo acompanhados.

Após receber alta hospitalar, muitas pessoas acreditam que sua recuperação está completa e que não precisam mais de acompanhamento clínico. No entanto, o cuidado Pós Alta hospitalar é um dos protagonistas na prevenção de complicações e para uma transição de cuidados mais segura e eficaz para os pacientes em condições complexas.

O hospital de transição é uma alternativa cada vez mais importante no campo da saúde. O princípio fundamental é o tratamento individual e personalizado, compreendendo que existem níveis de complexidade e cuidado para cada perfil de paciente. Ao adotar uma abordagem centrada no paciente, os hospitais de transição como a Clínica Florence, podem contribuir com a redução do risco de complicações e reinternações.

Segundo o Estado de Minas, o hospital de transição pode aliviar a sobrecarga dos hospitais gerais, que lidam com casos de urgência e emergência. Esse modelo, amplamente utilizado na Europa, tem como objetivo acolher pacientes que estão em processo de transição de cuidados, especialmente após a saída da unidade de terapia intensiva (UTI). Nesse período, os pacientes ainda estão com sequelas e não estão prontos para voltar para casa.

No hospital de transição, os pacientes recebem cuidados especializados e suporte necessário antes de retornarem ao ambiente doméstico. Essa abordagem permite liberar leitos nos hospitais gerais para pacientes agudos, ao mesmo tempo em que oferece um ambiente de transição seguro e apropriado para a reabilitação dos pacientes.

Um acompanhamento profissional nessa fase é essencial para monitorar a evolução do quadro clínico, realizar ajustes na medicação, avaliar possíveis sintomas ou problemas e oferecer suporte emocional ao paciente e à sua família. Permitindo, além disso, orientar na readaptação do domicílio e identificar precocemente qualquer sinal de complicação, evitando assim reinternações Pós Alta hospitalar.

Os cuidados contínuos Pós Alta hospitalar, realizados em hospital de transição, também possibilitam suporte para o período de retorno a residência, com orientações sobre a alimentação, necessidade de terapias com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e/ou psicólogos. Dessa forma, o paciente e seus familiares são empoderados com os conhecimentos necessários sobre o seu estado clínico, a fim de buscar mais iniciativas para saúde e bem-estar.

Nesse momento, a família e/ou entes queridos podem oferecer suporte emocional e auxiliar nas atividades diárias. Essa colaboração é essencial no processo de reabilitação, uma vez que a presença de entes queridos proporciona segurança e motivação ao paciente.

No Pós Alta Hospitalar, o envolvimento familiar também ajuda a possibilitar maior participação nos cuidados do paciente durante o tratamento, auxiliando em exercícios físicos ou acompanhando consultas médicas e terapias. Portanto, é indispensável reconhecer e valorizar o papel dos entes queridos nessa etapa desafiadora ao paciente.
Nas Unidades Salvador e Recife da Clínica Florence, a capacitação familiar é um dos diferenciais. Realizada pela equipe assistencial, a capacitação facilita os cuidados no Pós Alta hospitalar de forma segura, com o aprendizado de banhos, cuidados com a pele, manejo com estomias, transferências para cama ou cadeira, entre outros.

Na Clínica Florence, os cuidados oferecidos contam com a atuação de um time interdisciplinar qualificado que proporciona o atendimento integral às necessidades físicas, psicológicas e sociais dos pacientes em reabilitação Pós Alta hospitalar.