Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos

Pacientes portadores de doenças que ameaçam a continuidade da vida. É comum que estejam em internações hospitalares prolongadas e sem perspectiva de cura ou melhora funcional.

A assistência é promovida por uma equipe interdisciplinar especializada e tem como objetivo controlar os sintomas em todas as suas dimensões (física, psicológica, espiritual e social), além de acolher e promover melhora na qualidade de vida para paciente e familiares.

Como exemplos temos:

  • Paciente com doenças oncológicas avançadas;
  • Demência com marcadores de fase final de vida;
  • Insuficiência cardíaca avançada;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica grave;
  • Doenças degenerativas;
  • Outras doenças crônicas avançadas.

Este modelo de assistência é realizado em um ambiente extremamente humanizado, com interações flexíveis a partir da necessidade de cada paciente e seus familiares e é conhecido fora do Brasil como Hospice.

Conheça os Critérios de Elegibilidade para internação na Clínica Florence (PDF para download).

Confira a seguir alguns vídeos que apresentam um pouco mais o trabalho da Clínica Florence:

Conversa com Bial (TV Globo)

Programa especial exibido em julho de 2018, entrevistou diversos especialistas para discutir a “morte”, entre eles, a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes. Um dos blocos da edição trouxe o trabalho realizado, em Salvador, pela Clínica Florence no atendimento a pacientes em cuidados paliativos de fim de vida.

CNN Sinais Vitais (CNN Brasil)

O episódio “A medicina que alivia a dor, exibido em agosto de 2021, trouxe o tema dos cuidados paliativos para o centro de uma riquíssima discussão, como abordagem que oferece conforto, qualidade de vida e alívio do sofrimento a pacientes com doenças que ameaçam a continuidade de suas vidas. Um dos blocos da edição trouxe o trabalho realizado, em Salvador, pela Clínica Florence.