Voltar

Técnicos de Enfermagem fazem diferença no cuidado humanizado

Reconhecimento
Salvador
Valorização do Time

Profissionais que atuam como Técnicos de Enfermagem transbordam a essência do cuidar e agregam valor ao Time Florence

Chana Melo é Técnica de Enfermagem na Unidade Salvador da Clínica Florence.

O Dia do Técnico de Enfermagem é celebrado anualmente em 20 de maio. Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a Cuidar da saúde das pessoas.

Como parte do Time Interdisciplinar da Clínica Florence, os Técnicos de Enfermagem auxiliam no plano de cuidados conforme a condição de cada paciente e o contexto em que está inserido. A partir disso, buscam ofertar acolhimento, assistência e alívio do sofrimento.

E para contar um pouco sobre a importância desta profissão para o cuidado humanizado, entrevistamos Chana Melo, Técnica de Enfermagem na Unidade Salvador da Clínica Florence desde 2018.

1. Quais os desafios e oportunidades dos técnicos de enfermagem em um Hospital de Transição?

Na rotina de trabalho de um Hospital de Transição, transformamos aprendizados em melhorias para fortalecer o cuidado centrado no paciente. Nosso grande desafio é mantermos uma comunicação eficiente entre o Time Interdisciplinar, pacientes e seus familiares. Um diálogo fundamental para uma assistência especializada: compartilharmos a biografia, discutirmos o quadro clínico, acompanharmos a evolução e o planejamento para a alta do paciente.

A missão de cuidar exige muita dedicação, mas também é uma grande oportunidade de vivenciar verdadeiramente a visão, missão, valores e políticas da instituição para que todos os objetivos determinados sejam alcançados. Dessa forma, nos tornamos profissionais comprometidos e atento aos mínimos detalhes.

2. Como os Técnico(a) de Enfermagem ajudam a capacitar os familiares e cuidadores para um retorno seguro do paciente ao domicílio?

O planejamento para a alta do paciente é parte final e muito importante do plano terapêutico para garantir que os cuidados assistenciais prestados pela Clínica Florence continuem no retorno ao domicílio. Tenho uma satisfação imensa de identificar as necessidades e as complexidades de cada paciente para capacitar os familiares e/ou cuidadores.

Esta capacitação costuma ocorrer de forma presencial, com o objetivo de instruir sobre a o cuidado e manutenção de curativos, banho, administração de medicamentos, entre outros.

3. Considerando sua experiência na Florence e a rotina do Time Interdisciplinar, qual a importância do Técnico de Enfermagem no cuidado humanizado?

O Técnico de Enfermagem tem um contato diário e constante com o paciente e a família, sendo um importante elo com a equipe. Não só realiza as práticas clínicas e assistenciais, mas cria vínculos afetivos. Afinal, para além do diagnóstico, o cuidado humanizado acolhe pessoas.

Nesta perspectiva de um olhar sensível, buscamos controlar sintomas, perceber a fragilidade emocional, atender as necessidades e vontades (externalizadas verbalmente ou por gestos), ser objetivo e claro nas orientações, construir uma relação de confiança e proporcionar mais conforto diante do processo de Reabilitação Intensiva ou nos Cuidados Paliativos.

Hospital de Transição

A Clínica Florence é o primeiro Hospital de Transição de Cuidados do Norte/Nordeste e recebe pacientes para internação, em sua maioria procedentes de hospitais gerais, com recomendações de cuidados multidisciplinares complexos com intuito de reabilitação intensiva ou cuidados paliativos. 

Com instalações projetadas para criar uma atmosfera mais pessoal e acolhedora, representa um marco no tratamento humanizado possibilitando um cuidado centrado no paciente em um ambiente com atendimento especializado e que oferece carinho e atenção.