Voltar

Clínica Florence 7 anos: celebrando memórias e florescendo o futuro

Clínica Florence
Conquistas
Hospital de Transição
Institucional
Reconhecimento
Valorização do Time

Hospital de Transição de Cuidados deixa sua marca ao fazer parte da história de centenas de pessoas, que descobriram na prática o que é Paixão por Acolher.

Atualmente, a Clínica Florence está presente em duas capitais brasileiras.

Abril é um mês especial para a Clínica Florence, pois é tempo de celebrar o aniversário do Hospital de Transição de Cuidados pioneiro no segmento nas regiões Norte e Nordeste. São 7 anos acolhendo com excelência, nos momentos mais delicados da vida de pacientes e seus familiares. Ao longo da sua trajetória, a Florence deixa sua marca ao fazer parte da história de centenas de pessoas, que descobriram na prática o que é Paixão por Acolher.

Para o paciente Leandro Calcavara, que está em processo de reabilitação funcional, na Unidade Recife, a palavra altruísmo define muito bem a filosofia da unidade de transição. “O cuidado que eles têm comigo e com os outros pacientes me traz a segurança de estar sendo bem tratado. Toda a equipe tem uma atenção muito grande conosco”, comentou.

Mas o reconhecimento não está presente apenas nas palavras daqueles que estão ou passaram pela reabilitação funcional. Quem teve um ente querido internado para cuidados paliativos de fim de vida também carrega consigo o sentimento de gratidão. A assistência humanizada prestada pelo Time Florence se mantém na memória da Sra. Delzemir Reina, que relembra com carinho todo o suporte recebido pela equipe, em Salvador.

“Enquanto o meu filho esteve internado, a Clínica Florence foi acolhimento, amor, cuidado, carinho. Foi onde me senti segura e tranquila até o momento da partida dele. Me faltam palavras para dizer a importância desta instituição na vida de uma mãe, de quem tem seus entes queridos cuidados pela Florence”, destacou Delzemir.

A Clínica Florence foi projetada para proporcionar experiências marcantes, onde o acolhimento seja praticado não apenas pelo Time Interdisciplinar, que compõe o corpo assistencial, mas esteja enraizado nas ações de toda equipe.

De acordo com Dr. Lucas Andrade, idealizador e diretor Executivo da Clínica Florence, o maior reconhecimento que se pode ter é saber que a Florence ajuda a tornar melhor a vida das pessoas que passam pela instituição, amenizando o sofrimento, oferecendo mais apoio e cuidado.

“A Florence representa a nossa forma de ser útil ao mundo. A maior realização da Florence não é sua estrutura, o financeiro, mas com quantas pessoas a gente foi capaz de cooperar, quantas famílias fomos capazes de amenizar o sofrimento e o impacto que tivemos nas comunidades onde atuamos. Nosso maior orgulho é olhar para Florence e saber que ela ajuda a tornar melhor a vida das pessoas”, afirmou Dr. Lucas.

NPS na Zona de Encantamento

Os leitos da Clínica Florence foram projetados para tornar o ambiente aconchegante e o mais próximo possível de um lar.

Conhecer o nível de satisfação do usuário é importante para qualquer organização, mas sua relevância é ainda maior quando se trata de unidades de saúde. Através do Net Promoter Score (NPS) é possível mensurar o grau de satisfação daqueles que experimentaram os serviços. O levantamento reúne dados quantitativos e qualitativos para avaliar o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência que tiveram.

Segundo pesquisa realizada e divulgada pelo portal Track.co, que levantou o NPS consolidado na área da saúde, entre 2019 e 2021, este número atinge a marca média de 52 pontos. O levantamento inclui quatro categorias do segmento: hospitais, clínicas, laboratórios e operadoras de planos de saúde.

Neste mesmo triênio, a Clínica Florence permanecia na Zona de Excelência, registrando NPS acima de 84 pontos. Entretanto, os primeiros meses de 2024 trazem uma realidade ainda mais gratificante, pois a instituição vem alcançando a marca da Zona de Encantamento, com NPS Global de 96 e 92, nas Unidades de Recife e Salvador, respectivamente. E no mês de março, a instituição obteve o registro de 100 pontos nos NPS nas duas Unidades.

“Conquistar a categoria máxima dos NPS, ocupando a Zona de Encantamento, é um feito que merece ser celebrado, pois é fruto do trabalho de todo o Time, seja assistencial ou não”, comemorou Dr. João Gabriel Ramos (CRM-BA 20306), Diretor Médico da Clínica Florence.

Lugar incrível para trabalhar

Fazer parte do Time Florence significa estar pronto para construir laços de confiança, oferecer serviços de excelência e, principalmente, transmitir conforto aqueles que enfrentam um momento desafiador.

“Trabalhar num lugar como a Florence me permite atuar ao lado de uma equipe diferenciada, totalmente disposta a ajudar uns aos outros. Isso é muito especial. Independente da especialidade, estamos juntos em um único propósito: cuidar e mudar a vida de pessoas”, comemora Morgana Costa, coordenadora de hotelaria na Unidade Recife.

Mas ser um Cuidador Florence também significa fazer parte de uma instituição que já ganhou por dois anos consecutivos o prêmio FIA FEEx, que reconhece as empresas que oferecem as melhores experiências aos funcionários.

A Clínica Florence busca valorizar os profissionais da casa, oferecendo educação continuada e ações de acolhimento que incluem atividades de lazer e bem-estar, como o Cuidando de Quem Cuida, Sexta Gourmet e Quick Massage. As ações acontecem periodicamente nas Unidades de Recife e Salvador.

“A experiência do Cuidador Florence é apoiada por uma proposta de cuidado integral que foca no aprimoramento de competências e habilidades necessárias. Engajamos ao construir espaços de comunicação transparente, com canais de escuta e feedbacks qualificados, estimulando um ambiente de pertencimento e significado”, explica o Diretor de Pessoas e Cultura da Clínica Florence, Ivan Santana.

Expansão

O crescimento da Florence é motivo de muito orgulho para seus colaboradores. O Hospital de Transição passa por sua segunda ampliação na capital baiana, ganhando novas áreas administrativas e inaugurando novos leitos, totalizando 94. Em Pernambuco, a Unidade Recifense caminha para o seu terceiro ano, elevando os níveis de ocupação, estreitando parcerias e conquistando novos mercados.

Mas a Florence não pretende se manter em apenas dois estados. A expectativa é que a Clínica possa expandir suas unidades e adentrar em novos estados do Nordeste.

“Para o futuro, eu vejo a Florence como um lugar que cuida para além da internação e que tem um papel protagonista na definição da arquitetura de cuidados do paciente idoso 80+. Nós planejamos ter ações que ofertem cuidados antes, durante e depois da internação para pacientes idosos e frágeis”, concluiu Dr. Lucas, CEO da Clínica Florence.

Tags: Clínica Florence, Clínica Florence 7 Anos, Transição de Cuidados, Hospital de Transição, Cuidados Paliativos, Reabilitação Intensiva, Equipe Interdisciplinar, Nós Nascemos para Cuidar, Aniversário da Florence