Voltar

O que é preciso para a internação no hospital de transição?

Cuidados Paliativos
Reabilitação
Recife
Salvador

Conheça os critérios para a indicação de pacientes na transição de cuidados.

O hospital de transição ajuda na recuperação de pacientes que necessitam de reabilitação ou cuidados paliativos, com o apoio de um ambiente acolhedor.

Um hospital de transição é uma instituição de saúde que funciona como “ponte” entre a alta hospitalar e o retorno ao domicílio (para pacientes que buscam reabilitação) ou para um fim de vida com cuidado e conforto (para pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida em Cuidados Paliativos).

Os pacientes são indicados para este hospital com base em vários critérios. O objetivo é identificar nestes pacientes que pontos que podem ser beneficiados com uma internação nesta instituição de saúde. Seja para se recuperar adequadamente antes da alta, para retorno ao domicílio, ou para ter cuidados adequados no processo de finitude da vida, com bem-estar e dignidade.

Geralmente, o processo de indicação é iniciado pelo médico assistente ou a equipe médica do hospital geral onde o paciente teve o atendimento durante a fase aguda. O estado de saúde do paciente é avaliado e é determinado se ele precisa de abordagens terapêuticas antes do retorno ao domicílio ou se é necessário o controle de sintomas e alívio da dor com os cuidados paliativos.

Um dos principais critérios usados para recomendar pacientes ao hospital de transição é o nível de complexidade dos cuidados necessários, como, por exemplo, caso o paciente necessite de uma reabilitação pós cirurgia, pós internamento prolongado em UTI, pós fratura, entre outros.

O histórico de saúde do paciente também é considerado ao indicá-lo. A avaliação considera funcionalidade prévia, comorbidades, doenças crônicas e eventos agudos anteriores para adequar o tratamento de forma individualizada. A Clínica Florence é uma das instituições procuradas para atender a este público, oferecendo uma equipe interdisciplinar de profissionais da saúde.

Como internar em um Hospital de Transição?

Na Clínica Florence, o processo de internação do paciente começa com uma avaliação do seu estado clínico. Esta avaliação orienta e determina se a necessidade de abordagens de fisioterapia, terapia ocupacional ou outros cuidados interdisciplinares complexos com intuito de reabilitação intensiva, redução da complexidade dos cuidados, capacitação de familiares e/ou controle de sintomas.

É necessário ressaltar que a internação em um hospital de transição deve ser encarada como uma etapa temporária na jornada de recuperação do paciente. Visto que este modelo de instituição busca promover a reintegração do indivíduo em seu ambiente doméstico, durante o programa de reabilitação, ou controlar e reduzir os sintomas, para aqueles em cuidados paliativos.

Se for orientado que o paciente precisa de atenção e dedicação interdisciplinares, os profissionais de saúde podem direcioná-lo para a transição de cuidados.

As principais recomendações sobre como internar na Clínica Florence, por exemplo, incluem o relatório médico, que é composto pelo resumo do evento agudo, demandas atuais de cuidado e a gravidade, funcionalidade e prognóstico.

Esse ambiente após receber os pacientes dos hospitais gerais, facilita a comunicação aberta e honesta entre a equipe multiprofissional, o paciente e sua família, permitindo que eles expressem suas preocupações, compartilhem seus desejos e tomem decisões em conjunto sobre o plano de cuidados. Contribuindo, dessa forma, com uma transição tranquila para o próximo estágio de sua jornada de saúde.