Voltar

Os diferentes tipos de terapia da Reabilitação Intensiva

Pós AVC
Pós Fratura
Pós UTI
Reabilitação Intensiva

Conheça as diferentes abordagens terapêuticas presentes no programa de reabilitação.

Sessão de fisioterapia na Reabilitação Intensiva da Clínica Florence
Na Clínica Florence, as terapias da Reabilitação Intensiva são conduzidas por uma equipe interdisciplinar: foco na saúde integral do paciente.

A Reabilitação Intensiva é um programa coordenado por uma equipe interdisciplinar que conta com diversas abordagens terapêuticas fundamentais para ajudar os indivíduos a recuperarem suas habilidades físico cognitivas. É indicada, em especial, para pessoas  em recuperação de um evento agudo recente, que ocasionou significativa perda de funcionalidade para realização de atividades básicas de vida diária. Também são favorecidas com a Reabilitação Intensiva pessoas com necessidade de acompanhamento médico durante o período de reabilitação, como finalização de antibioticoterapia, manejo de alterações laboratoriais.

Nesse tipo de tratamento, diferentes tipos de terapias e técnicas são aplicadas para maximizar os resultados e possibilitar uma recuperação assertiva ao paciente.

O programa de Reabilitação Intensiva tem como indicação, por exemplo, pacientes Pós AVC ou AVE, Pós UTI, Pós Sepse, bem como após Cirurgias de grande porte e após politraumas, ocasionados, por exemplo, por acidentes automobilísticos.

Essas terapias são planejadas, caso a caso, pensando para na recuperação funcional e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Na Clínica Florence, estas são as especialidades de saúde presentes na Reabilitação Intensiva:

Fisioterapia

A fisioterapia desempenha um papel essencial na Reabilitação Intensiva, ajudando os pacientes a recuperarem suas habilidades físicas. Em conjunto com a equipe interdisciplinar, a fisioterapia desenvolve, no plano de cuidados personalizado do paciente, atividades e técnicas para fortalecer os músculos, ganhos de mobilidade, a flexibilidade, amplitude do movimento, equilíbrio além de aplicar técnicas não farmacológicas para o alívio da dor, como, por exemplo, no Pós Fratura de Quadril ou Fêmur em Idosos.

Durante a transição de cuidados na Reabilitação Intensiva, a fisioterapia é uma das áreas da saúde especializadas e comprometidas com a saúde integral do paciente. Seja após um Pós AVC, após fratura ou Cirurgia de Quadril, Pós UTI ou qualquer outra condição que tenha ocasionado uma incapacidade temporária ou permanente, os fisioterapeutas ajudam os pacientes a restabelecerem suas habilidades motoras e a mobilidade, possibilitando a retomada de suas atividades diárias.

Terapia ocupacional

Através de atividades estruturadas e personalizadas, os terapeutas ocupacionais trabalham de forma a buscar a recuperar a autonomia e ajudar os pacientes a se reintegrarem às atividades básicas da vida diária. Na Clínica Florence, a terapia ocupacional utiliza técnicas que estimulam raciocínio, concentração, memóriae coordenação motora dos pacientes, promovendo uma recuperação eficaz para a pessoa em Reabilitação Intensiva.

Fonoaudiologia

Os benefícios da fonoaudiologia para pacientes com perdas de habilidades de comunicação, como fala, linguagem, audição e deglutição são significativos. Os fonoaudiólogos trabalham, em especial, com pessoas que tiveram lesões neurológicas, que necessitaram de intubação/traqueostomia ou que ocasionaram desafios na deglutição como a xerostomia (distúrbio de ressecamento da boca e diminuição do fluxo de saliva).

A terapia fonoaudiológica na Reabilitação Intensiva também contribui para o tratamento de problemas de deglutição, que podem surgir após lesões cerebrais ou cirurgias.

Psicologia

Na Reabilitação Intensiva, os psicólogos oferecem apoio emocional e escuta ativa, ajudando os pacientes a lidarem com os desafios psicológicos associados a um evento agudo grave ou quadro clínico. São responsáveis por viabilizar a atenção à saúde mental e favorecem o fortalecimento dos recursos de enfrentamento durante o plano de cuidados de reabilitação, com iniciativas de valorização das preferências, crenças e autocuidado do paciente. Os profissionais de psicologia também facilitam a elaboração do processo de luto pelas perdas funcionais transitórias ou definitivas.

Estomaterapia

Na Clínica Florence, os cuidados de Estomaterapia são conduzidos por profissionais de enfermagem especializados na área. As abordagens, que têm finalidade a prevenção a perda da integridade da pele e os cuidados em feridas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências, incluem adequação para uso de fármaco e de curativos, a análise da aplicação conforme a necessidade do paciente, a fim de possibilitar benefícios na cicatrização das estomias, lesões por pressão e aberturas cirúrgicas.

Por este motivo, uma equipe interdisciplinar de um hospital de transição de cuidados, como a Clínica Florence, se responsabiliza pelo tratamento das pessoas internadas, ajudando-as em uma recuperação saudável, segura e que prioriza o seu bem-estar.

Na Clínica Florence, a equipe interdisciplinar é composta por profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem, que conduzem um plano de cuidados personalizado para cada paciente e cada quadro clínico, possibilitando, dessa forma, uma visão abrangente de suas necessidades clínicas, funcionais e emocionais no programa de Reabilitação Intensiva.