Artrite, artrose, osteonecrose, síndrome do impacto femoroacetabular e Fratura de Quadril: pacientes com casos mais graves destes diagnósticos lidam com a dependência, perda de mobilidade, dor crônica, rigidez muscular e grande impacto na qualidade de vida. Nestes casos, estas pessoas, com frequência, podem recorrer a avaliação médica especializada, à cirurgia ortopédica e a Reabilitação Intensiva, realizada em clínicas de reabilitação ou hospital de transição, para buscar a melhoria da saúde.
Com o avanço científico-tecnológico, os procedimentos cirúrgicos de quadril se avançaram, tornando-se adequados a cada condição clínica. Para cada técnica e abordagens, novos materiais e próteses podem ser indicadas pelo cirurgião ortopedista, avaliando o grau do desgaste e lesão, em prol da mobilidade e funcionalidade da pessoa acometida.
Conheça os procedimentos mais frequentes para Cirurgia de Quadril:
Artroplastia total ou parcial do quadril: indicada para casos graves de artrite de quadril, artrose ou osteonecrose, nesta operação, o cirurgião remove a cabeça do fêmur danificada. Trata-se, portanto, de uma cirurgia de quadril com prótese artificial, que é fixada na cavidade da bacia. Na artroplastia total, o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos. Já no procedimento de artroplastia parcial, há a substituição apenas da parte danificada do quadril.
Artroscopia de quadril: segundo a Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), a artroscopia de quadril é uma técnica minimamente invasiva para procedimentos que iriam requerer uma luxação cirúrgica do quadril. A intervenção permite que o médico acesse alterações intra-articulares que não eram identificadas anteriormente. É indicada para casos como, por exemplo, síndrome de impacto femoroacetabular e para tratamento de lesões labrais.
Osteotomia do quadril: neste procedimento operatório, há a correção de deformidades no quadril como desalinhamento do fêmur ou da pelve. O cirurgião realiza corte no osso do quadril para o realinhamento adequado. Conforme abordado pela RBO, é indicada para casos em pessoas jovens acometidas por artrose de quadril, a cirurgia busca auxiliar no alívio a dor e manutenção da mobilidade articular.
Ressecção da cabeça femoral: nesta intervenção cirúrgica, o especialista remove a cabeça do fêmur danificada, mantendo a cavidade da bacia intacta. É um procedimento indicado em casos graves de artrite de quadril, em que os pacientes apresentam limitação para sentar-se e dificuldade em relação à higiene.
Cirurgias de fraturas do quadril: esta cirurgia é realizada para reparar uma fratura no quadril e fêmur, por exemplo. O tratamento cirúrgico pode envolver uma prótese total ou parcial, cimentada ou não cimentada, fixa ou híbrida, bem como fixação de uma placa e/ou parafusos no osso fraturado, dependendo de cada quadro clínico e local da lesão.
Pós-operatório de Cirurgia de Quadril
A depender do quadro clínico, após a intervenção cirúrgica, os pacientes podem ser indicados para um programa de Reabilitação Intensiva como a Linha de Cuidado “Reabilitação Pós Fratura de Quadril em Idosos” da Clínica Florence. Esta etapa na Transição de Cuidados pode ser uma aliada no tratamento pós-operatório e na recuperação eficaz da pessoa convalescente.
A Linha de Cuidado “Reabilitação Pós Fratura de Quadril” na Clínica Florence é composta por atividades, sessões e terapias que contribuem para evitar possíveis complicações que comumente ocorrem após o pós-operatório de cirurgia de quadril. Este programa de é coordenado por uma equipe interdisciplinar qualificada para Transição de Cuidados, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Na Clínica Florence, o paciente no pós-operatório de cirurgia de quadril conta com plano de cuidados personalizado na Reabilitação Intensiva com acompanhamento de médicos diaristas de diversas especialidades, com formação em terapia intensiva (Pós Agudo), geriatria, fisiatria, clínica médica ou cuidados paliativos, atendimento de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, 7 dias/semana, além de assistente social e de psicólogo.
Além disso, o paciente pós fratura de quadril e fêmur, por exemplo, tem como objetivo do tratamento pós cirurgia de quadril o fortalecimento dos músculos, equilíbrio, marcha, mobilidade e atividades básicas de vida diária como subir escadas, sentar e levantar de cadeiras, possibilitando mais confiança e independência ao paciente.
Dessa forma, um plano de cuidados em Reabilitação Intensiva pós cirurgia de quadril, pode contribuir com uma transição de cuidados segura e colabora na recuperação de um paciente de doença de quadril. Sendo assim, os pacientes são beneficiados em sua mobilidade e independência e podem melhorar significativamente sua qualidade de vida pensando no retorno ao domicílio e suas atividades sociais.